La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winter, Cecilia Pérez
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741
Resumo: Há duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico.
id UNIVALI-3_c5af83aeb4905eeb96c9abae8c67afeb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7741
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turísticoHá duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774110.14210/rtva.v16n3.p544-572Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-5721983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741/4423Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWinter, Cecilia Pérez2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7741Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
title La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
spellingShingle La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
Winter, Cecilia Pérez
title_short La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
title_full La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
title_fullStr La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
title_full_unstemmed La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
title_sort La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
author Winter, Cecilia Pérez
author_facet Winter, Cecilia Pérez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Winter, Cecilia Pérez
description Há duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741
10.14210/rtva.v16n3.p544-572
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v16n3.p544-572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741/4423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572
Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v16i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020719153152