La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741 |
Resumo: | Há duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico. |
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La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turísticoHá duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/774110.14210/rtva.v16n3.p544-572Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-572Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 544-5721983-71511415-639310.14210/rtva.v16i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7741/4423Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWinter, Cecilia Pérez2017-09-19T23:47:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7741Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:47:50Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
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