DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Waleska James Sousa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ipiranga, Ana Silvia Rocha, Câmara, Jáder Façanha, Rodrigues, Kadma Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/769
Resumo: RESUMO Este estudo focaliza a influência da atuação de uma organização no âmbito dos processos de territorialização e da emergência de novos sujeitos políticos que reorganizam o espaço da cidade, potencializando os recursos e abrindo novos caminhos de desenvolvimento local. Articulando esses tópicos, a pesquisa, de natureza qualitativa e fazendo uso da “descrição densa”, relata a experiência de desenvolvimento territorial sob a égide da gestão social e cultural vivenciada na cidade de Nova Olinda a partir do trabalho da organização “Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri e Escola de Comunicação da Meninada do Sertão”. A influência da atuação da referida organização na cidade de Nova Olinda possibilitou a mobilização e participação continuada de diferentes atores locais, visando à melhoria das condições de vida e trabalho a partir das ações articuladas em projetos de memória, comunicação, artes, turismo e sociabilidade produtiva dos moradores da cidade. Esses achados inferem os processos de busca e reencontro de identidades em torno da experiência vivida no lugar aos fluxos de desenvolvimento de uma cidade, da transformação do território e da promoção da cidadania. Palavras-chaves: Desenvolvimento sócio; Territorial; Cidades; Turismo.
id UNIVALI-3_ce015be2f371ea673c30b62341386202
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/769
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADESRESUMO Este estudo focaliza a influência da atuação de uma organização no âmbito dos processos de territorialização e da emergência de novos sujeitos políticos que reorganizam o espaço da cidade, potencializando os recursos e abrindo novos caminhos de desenvolvimento local. Articulando esses tópicos, a pesquisa, de natureza qualitativa e fazendo uso da “descrição densa”, relata a experiência de desenvolvimento territorial sob a égide da gestão social e cultural vivenciada na cidade de Nova Olinda a partir do trabalho da organização “Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri e Escola de Comunicação da Meninada do Sertão”. A influência da atuação da referida organização na cidade de Nova Olinda possibilitou a mobilização e participação continuada de diferentes atores locais, visando à melhoria das condições de vida e trabalho a partir das ações articuladas em projetos de memória, comunicação, artes, turismo e sociabilidade produtiva dos moradores da cidade. Esses achados inferem os processos de busca e reencontro de identidades em torno da experiência vivida no lugar aos fluxos de desenvolvimento de uma cidade, da transformação do território e da promoção da cidadania. Palavras-chaves: Desenvolvimento sócio; Territorial; Cidades; Turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2009-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/76910.14210/rtva.v10n3.p335-357Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 No. 3 (2008); 335-357Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 Núm. 3 (2008); 335-357Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 3 (2008); 335-3571983-71511415-639310.14210/rtva.v10i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/769/623Félix, Waleska James SousaIpiranga, Ana Silvia RochaCâmara, Jáder FaçanhaRodrigues, Kadma Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:31:23Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/769Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:31:23Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
title DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
spellingShingle DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
Félix, Waleska James Sousa
title_short DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
title_full DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
title_fullStr DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
title_full_unstemmed DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
title_sort DE “TAPERA” AO TURISMO: QUANDO ORGANIZAÇÕES TRANSFORMAM CIDADES
author Félix, Waleska James Sousa
author_facet Félix, Waleska James Sousa
Ipiranga, Ana Silvia Rocha
Câmara, Jáder Façanha
Rodrigues, Kadma Marques
author_role author
author2 Ipiranga, Ana Silvia Rocha
Câmara, Jáder Façanha
Rodrigues, Kadma Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Waleska James Sousa
Ipiranga, Ana Silvia Rocha
Câmara, Jáder Façanha
Rodrigues, Kadma Marques
description RESUMO Este estudo focaliza a influência da atuação de uma organização no âmbito dos processos de territorialização e da emergência de novos sujeitos políticos que reorganizam o espaço da cidade, potencializando os recursos e abrindo novos caminhos de desenvolvimento local. Articulando esses tópicos, a pesquisa, de natureza qualitativa e fazendo uso da “descrição densa”, relata a experiência de desenvolvimento territorial sob a égide da gestão social e cultural vivenciada na cidade de Nova Olinda a partir do trabalho da organização “Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri e Escola de Comunicação da Meninada do Sertão”. A influência da atuação da referida organização na cidade de Nova Olinda possibilitou a mobilização e participação continuada de diferentes atores locais, visando à melhoria das condições de vida e trabalho a partir das ações articuladas em projetos de memória, comunicação, artes, turismo e sociabilidade produtiva dos moradores da cidade. Esses achados inferem os processos de busca e reencontro de identidades em torno da experiência vivida no lugar aos fluxos de desenvolvimento de uma cidade, da transformação do território e da promoção da cidadania. Palavras-chaves: Desenvolvimento sócio; Territorial; Cidades; Turismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/769
10.14210/rtva.v10n3.p335-357
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/769
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v10n3.p335-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/769/623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 No. 3 (2008); 335-357
Turismo: Visão e Ação; Vol. 10 Núm. 3 (2008); 335-357
Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 3 (2008); 335-357
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v10i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018404945920