Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Edilaine Albertino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Irving, Marta de Azevedo, Mendonça, Teresa Cristina Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13161
Resumo: A abordagem sobre novas possibilidades para o desenvolvimento turístico, em várias regiões do mundo, passa pela compreensão do modo de construção de iniciativas designadas como turismo de base comunitária. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de interpretar algumas dessas experiências em curso na América Latina à luz da noção de redes. A metodologia adotada para orientar a reflexão proposta se baseou em pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, sendo complementada pelo levantamento de informações disponíveis nas páginas da internet de cada iniciativa identificada com esse foco e vinculada à Rede de Turismo Comunitário da América Latina (REDTURS). A sistematização dos dados se apoiou na elaboração de uma matriz síntese, tendo a sua interpretação sido desenvolvida por meio da adaptação da técnica de Análise de Conteúdo. Com base nos principais resultados da pesquisa, foi possível refletir que as redes de TBC analisadas se configuram como um movimento de articulação de ações direcionadas, sobretudo, à comercialização no mercado de viagens e turismo, ao intercâmbio e ao compartilhamento de informações, à gestão e à operacionalização de empreendimentos, à influência em políticas públicas e ao fortalecimento de capacidades locais e de mobilização social, realizando alianças em escalas local, nacional e internacional.
id UNIVALI-3_e0849c4b424303f647e89581a931b158
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13161
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em redeTurismo de base comunitáriaRedesAmérica Latina.A abordagem sobre novas possibilidades para o desenvolvimento turístico, em várias regiões do mundo, passa pela compreensão do modo de construção de iniciativas designadas como turismo de base comunitária. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de interpretar algumas dessas experiências em curso na América Latina à luz da noção de redes. A metodologia adotada para orientar a reflexão proposta se baseou em pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, sendo complementada pelo levantamento de informações disponíveis nas páginas da internet de cada iniciativa identificada com esse foco e vinculada à Rede de Turismo Comunitário da América Latina (REDTURS). A sistematização dos dados se apoiou na elaboração de uma matriz síntese, tendo a sua interpretação sido desenvolvida por meio da adaptação da técnica de Análise de Conteúdo. Com base nos principais resultados da pesquisa, foi possível refletir que as redes de TBC analisadas se configuram como um movimento de articulação de ações direcionadas, sobretudo, à comercialização no mercado de viagens e turismo, ao intercâmbio e ao compartilhamento de informações, à gestão e à operacionalização de empreendimentos, à influência em políticas públicas e ao fortalecimento de capacidades locais e de mobilização social, realizando alianças em escalas local, nacional e internacional.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316110.14210/rtva.v20n2.p249-265Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-265Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-265Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-2651983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13161/7511Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Edilaine Albertino deIrving, Marta de AzevedoMendonça, Teresa Cristina Miranda2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13161Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
title Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
spellingShingle Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
Moraes, Edilaine Albertino de
Turismo de base comunitária
Redes
América Latina.
title_short Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
title_full Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
title_fullStr Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
title_full_unstemmed Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
title_sort Turismo de base comunitária na América Latina: uma estratégia em rede
author Moraes, Edilaine Albertino de
author_facet Moraes, Edilaine Albertino de
Irving, Marta de Azevedo
Mendonça, Teresa Cristina Miranda
author_role author
author2 Irving, Marta de Azevedo
Mendonça, Teresa Cristina Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Edilaine Albertino de
Irving, Marta de Azevedo
Mendonça, Teresa Cristina Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de base comunitária
Redes
América Latina.
topic Turismo de base comunitária
Redes
América Latina.
description A abordagem sobre novas possibilidades para o desenvolvimento turístico, em várias regiões do mundo, passa pela compreensão do modo de construção de iniciativas designadas como turismo de base comunitária. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de interpretar algumas dessas experiências em curso na América Latina à luz da noção de redes. A metodologia adotada para orientar a reflexão proposta se baseou em pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema, sendo complementada pelo levantamento de informações disponíveis nas páginas da internet de cada iniciativa identificada com esse foco e vinculada à Rede de Turismo Comunitário da América Latina (REDTURS). A sistematização dos dados se apoiou na elaboração de uma matriz síntese, tendo a sua interpretação sido desenvolvida por meio da adaptação da técnica de Análise de Conteúdo. Com base nos principais resultados da pesquisa, foi possível refletir que as redes de TBC analisadas se configuram como um movimento de articulação de ações direcionadas, sobretudo, à comercialização no mercado de viagens e turismo, ao intercâmbio e ao compartilhamento de informações, à gestão e à operacionalização de empreendimentos, à influência em políticas públicas e ao fortalecimento de capacidades locais e de mobilização social, realizando alianças em escalas local, nacional e internacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13161
10.14210/rtva.v20n2.p249-265
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13161
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n2.p249-265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13161/7511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-265
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-265
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 249-265
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021610442752