EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Tandrécia Cristina
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cunha de Fialho, Daena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623
Resumo: O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população.
id UNIVALI-4_f19c49fca1d2478e02f2657effe2a934
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/623
network_acronym_str UNIVALI-4
network_name_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDETutoriaEducação InterprofissionalPrograma PET-Saúde.O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população.UNIVALE2024-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623Revista Científica FACS; v. 19 n. 25 (2019): Revista Científica Facs; 48-572594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623/510Copyright (c) 2024 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Tandrécia Cristina Cunha de Fialho, Daena 2024-07-05T13:39:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/623Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:39:56Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
title EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
de Oliveira, Tandrécia Cristina
Tutoria
Educação Interprofissional
Programa PET-Saúde.
title_short EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
title_full EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
title_sort EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
author de Oliveira, Tandrécia Cristina
author_facet de Oliveira, Tandrécia Cristina
Cunha de Fialho, Daena
author_role author
author2 Cunha de Fialho, Daena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Tandrécia Cristina
Cunha de Fialho, Daena
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Educação Interprofissional
Programa PET-Saúde.
topic Tutoria
Educação Interprofissional
Programa PET-Saúde.
description O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623
url https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623/510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Científica FACS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Científica FACS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica FACS; v. 19 n. 25 (2019): Revista Científica Facs; 48-57
2594-4282
1676-3734
reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
collection Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository.name.fl_str_mv Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv revistafacs@univale.br
_version_ 1814985295528984576