EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
Texto Completo: | https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623 |
Resumo: | O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população. |
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O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população. |
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