PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edivaldo Ferreira dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes Neto, Orlando Soares, Arisawa, Emilia Angela Lo Schiavo, Silva, Alessandra Conceição da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/359
Resumo: A profissão de policial militar (PM) está no topo daquelas suscetíveis a doenças físicas e psíquicas, pela exposição contínua em seu exercício a riscos psíquicos e físicos, com queda acentuada da qualidade de vida e riscos à saúde da função. Este estudo objetivou realizar retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um grande batalhão da Polícia Militar, entre Janeiro a Dezembro de 2014. A pesquisa é descritiva, quantitativa e retrospectiva, analisando dados estatísticos compilados a partir do banco de dados da Unidade do Comando de Policiamento do Interior Um, no período citado. Compuseram a amostra militares de três Batalhões que apresentam, aproximadamente, 1050 integrantes. Os dados, fornecidos pela Unidade Integrada de Saúde (UIS), basearam-se em levantamento interno, enviados em planilha mensal que discrimina doenças prevalentes em cada batalhão estudado. Os dados foram compilados de acordo com a Unidade Operacional, permitindo análises de cada batalhão e a comparativa entre os mesmos. Todos os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, utilizando as medidas de tendência central (média, mediana e desvio padrão). As análises se concentraram nas doenças ortopédicas, psiquiátricas, cardiorrespiratórias, gastrointestinais, dermatológicas e renais que acometeram os PMs, no ano de 2014. Observou-se que as doenças ortopédicas prevaleceram nos três batalhões analisados (45%), seguidas de doenças psiquiátricas (16%) e doenças cardiorrespiratórias (16%). Os resultados permitiram realizar um retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um batalhão, no período de Janeiro a Dezembro de 2014, observando-se as doenças ortopédicas como prevalentes.
id UNIVAP-1_292ba74399d686a98976c0c9635fd65e
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/359
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIORPolicial Militarepidemiologiariscos.A profissão de policial militar (PM) está no topo daquelas suscetíveis a doenças físicas e psíquicas, pela exposição contínua em seu exercício a riscos psíquicos e físicos, com queda acentuada da qualidade de vida e riscos à saúde da função. Este estudo objetivou realizar retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um grande batalhão da Polícia Militar, entre Janeiro a Dezembro de 2014. A pesquisa é descritiva, quantitativa e retrospectiva, analisando dados estatísticos compilados a partir do banco de dados da Unidade do Comando de Policiamento do Interior Um, no período citado. Compuseram a amostra militares de três Batalhões que apresentam, aproximadamente, 1050 integrantes. Os dados, fornecidos pela Unidade Integrada de Saúde (UIS), basearam-se em levantamento interno, enviados em planilha mensal que discrimina doenças prevalentes em cada batalhão estudado. Os dados foram compilados de acordo com a Unidade Operacional, permitindo análises de cada batalhão e a comparativa entre os mesmos. Todos os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, utilizando as medidas de tendência central (média, mediana e desvio padrão). As análises se concentraram nas doenças ortopédicas, psiquiátricas, cardiorrespiratórias, gastrointestinais, dermatológicas e renais que acometeram os PMs, no ano de 2014. Observou-se que as doenças ortopédicas prevaleceram nos três batalhões analisados (45%), seguidas de doenças psiquiátricas (16%) e doenças cardiorrespiratórias (16%). Os resultados permitiram realizar um retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um batalhão, no período de Janeiro a Dezembro de 2014, observando-se as doenças ortopédicas como prevalentes.IBICT2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/35910.18066/revistaunivap.v22i39.359Revista Univap; Vol. 22 No. 39 (2016): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 40-48Revista Univap; v. 22 n. 39 (2016): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 40-482237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i39reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/359/335Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Edivaldo Ferreira dosGomes Neto, Orlando SoaresArisawa, Emilia Angela Lo SchiavoSilva, Alessandra Conceição da2016-08-24T15:10:44Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/359Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2016-08-24T15:10:44Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
title PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
spellingShingle PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
Santos, Edivaldo Ferreira dos
Policial Militar
epidemiologia
riscos.
title_short PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
title_full PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
title_fullStr PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
title_full_unstemmed PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
title_sort PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DE UM GRANDE COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR
author Santos, Edivaldo Ferreira dos
author_facet Santos, Edivaldo Ferreira dos
Gomes Neto, Orlando Soares
Arisawa, Emilia Angela Lo Schiavo
Silva, Alessandra Conceição da
author_role author
author2 Gomes Neto, Orlando Soares
Arisawa, Emilia Angela Lo Schiavo
Silva, Alessandra Conceição da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edivaldo Ferreira dos
Gomes Neto, Orlando Soares
Arisawa, Emilia Angela Lo Schiavo
Silva, Alessandra Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Policial Militar
epidemiologia
riscos.
topic Policial Militar
epidemiologia
riscos.
description A profissão de policial militar (PM) está no topo daquelas suscetíveis a doenças físicas e psíquicas, pela exposição contínua em seu exercício a riscos psíquicos e físicos, com queda acentuada da qualidade de vida e riscos à saúde da função. Este estudo objetivou realizar retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um grande batalhão da Polícia Militar, entre Janeiro a Dezembro de 2014. A pesquisa é descritiva, quantitativa e retrospectiva, analisando dados estatísticos compilados a partir do banco de dados da Unidade do Comando de Policiamento do Interior Um, no período citado. Compuseram a amostra militares de três Batalhões que apresentam, aproximadamente, 1050 integrantes. Os dados, fornecidos pela Unidade Integrada de Saúde (UIS), basearam-se em levantamento interno, enviados em planilha mensal que discrimina doenças prevalentes em cada batalhão estudado. Os dados foram compilados de acordo com a Unidade Operacional, permitindo análises de cada batalhão e a comparativa entre os mesmos. Todos os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, utilizando as medidas de tendência central (média, mediana e desvio padrão). As análises se concentraram nas doenças ortopédicas, psiquiátricas, cardiorrespiratórias, gastrointestinais, dermatológicas e renais que acometeram os PMs, no ano de 2014. Observou-se que as doenças ortopédicas prevaleceram nos três batalhões analisados (45%), seguidas de doenças psiquiátricas (16%) e doenças cardiorrespiratórias (16%). Os resultados permitiram realizar um retrato da prevalência de doenças que acometeram os policiais militares de um batalhão, no período de Janeiro a Dezembro de 2014, observando-se as doenças ortopédicas como prevalentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/359
10.18066/revistaunivap.v22i39.359
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/359
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i39.359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/359/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 39 (2016): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 40-48
Revista Univap; v. 22 n. 39 (2016): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 40-48
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i39
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042285458751488