WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Pavan
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gouvêa, Vitor Hugo Migoto, Germano, José Silvério Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/909
Resumo: É consenso entre educadores que promover atividades em laboratório de ciências potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando o aluno protagonista na construção do conhecimento, como sugerem diversas correntes pedagógicas. O problema é que em muitas escolas não há laboratórios adequados para este tipo de prática. Entretanto, a maioria das escolas brasileiras possui um laboratório de informática com acesso a internet, possibilitando o uso de recursos digitais e softwares educacionais como forma de suprir esta lacuna no ensino. O presente artigo apresenta um experimento de espectroscopia desenvolvido através de um laboratório de acesso remoto (WebLab) como alternativa viável para a falta de laboratórios convencionais nas escolas. 
id UNIVAP-1_32f72e0df0ffa51e839e226e8ac9a262
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/909
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLASWebLabEspectroscopiaTrackerTecnologias Digitais Educacionais.Novas Tecnologias EducacionaisÉ consenso entre educadores que promover atividades em laboratório de ciências potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando o aluno protagonista na construção do conhecimento, como sugerem diversas correntes pedagógicas. O problema é que em muitas escolas não há laboratórios adequados para este tipo de prática. Entretanto, a maioria das escolas brasileiras possui um laboratório de informática com acesso a internet, possibilitando o uso de recursos digitais e softwares educacionais como forma de suprir esta lacuna no ensino. O presente artigo apresenta um experimento de espectroscopia desenvolvido através de um laboratório de acesso remoto (WebLab) como alternativa viável para a falta de laboratórios convencionais nas escolas. IBICT2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/90910.18066/revistaunivap.v22i40.909Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 166Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1662237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/909/522Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Thiago PavanGouvêa, Vitor Hugo MigotoGermano, José Silvério Edmundo2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/909Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
title WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
spellingShingle WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
Santos, Thiago Pavan
WebLab
Espectroscopia
Tracker
Tecnologias Digitais Educacionais.
Novas Tecnologias Educacionais
title_short WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
title_full WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
title_fullStr WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
title_full_unstemmed WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
title_sort WEBLAB: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A FALTA DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS
author Santos, Thiago Pavan
author_facet Santos, Thiago Pavan
Gouvêa, Vitor Hugo Migoto
Germano, José Silvério Edmundo
author_role author
author2 Gouvêa, Vitor Hugo Migoto
Germano, José Silvério Edmundo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thiago Pavan
Gouvêa, Vitor Hugo Migoto
Germano, José Silvério Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv WebLab
Espectroscopia
Tracker
Tecnologias Digitais Educacionais.
Novas Tecnologias Educacionais
topic WebLab
Espectroscopia
Tracker
Tecnologias Digitais Educacionais.
Novas Tecnologias Educacionais
description É consenso entre educadores que promover atividades em laboratório de ciências potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando o aluno protagonista na construção do conhecimento, como sugerem diversas correntes pedagógicas. O problema é que em muitas escolas não há laboratórios adequados para este tipo de prática. Entretanto, a maioria das escolas brasileiras possui um laboratório de informática com acesso a internet, possibilitando o uso de recursos digitais e softwares educacionais como forma de suprir esta lacuna no ensino. O presente artigo apresenta um experimento de espectroscopia desenvolvido através de um laboratório de acesso remoto (WebLab) como alternativa viável para a falta de laboratórios convencionais nas escolas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/909
10.18066/revistaunivap.v22i40.909
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/909
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/909/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 166
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 166
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287608332288