USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Laís
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveiira Cerqueira, Luan, Pains Dutra, Quezia, Amorim Shwan Frade, Érica, Lopes Peçanha, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1430
Resumo: Um dos papeis do professor é modificar seu método de ensino, além de fazer do próprio aluno sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As diferentes modalidades didáticas, como aula expositiva, aula prática, seminários e o desenvolvimento de projetos, são usadas para diminuir o desinteresse dos alunos e facilitar o processo de ensino. Visto isso, este trabalho desenvolveu um trabalho prático do conteúdo de Alimentos e Sistema Digestório utilizando o laboratório de informática da escola com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As duas turmas tiveram aula teórica dos conteúdos e foram levadas ao laboratório de informática, onde tiveram acesso à internet e ao programa Microsoft Office Word para confeccionarem um folder informativo sobre Distúrbios Alimentares comuns que afetam a sociedade. A atividade mostrou-se eficaz e supriu a carência de ferramentas didáticas na escola além de complementar o estudo do conteúdo.
id UNIVAP-1_544fad0f024194baa95907ba061c5944
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1430
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIASFolderFerramenta didáticaAlimentosEducaçãoUm dos papeis do professor é modificar seu método de ensino, além de fazer do próprio aluno sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As diferentes modalidades didáticas, como aula expositiva, aula prática, seminários e o desenvolvimento de projetos, são usadas para diminuir o desinteresse dos alunos e facilitar o processo de ensino. Visto isso, este trabalho desenvolveu um trabalho prático do conteúdo de Alimentos e Sistema Digestório utilizando o laboratório de informática da escola com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As duas turmas tiveram aula teórica dos conteúdos e foram levadas ao laboratório de informática, onde tiveram acesso à internet e ao programa Microsoft Office Word para confeccionarem um folder informativo sobre Distúrbios Alimentares comuns que afetam a sociedade. A atividade mostrou-se eficaz e supriu a carência de ferramentas didáticas na escola além de complementar o estudo do conteúdo.IBICT2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/143010.18066/revistaunivap.v22i40.1430Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 129Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1292237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1430/482Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, LaísOliveiira Cerqueira, LuanPains Dutra, QueziaAmorim Shwan Frade, ÉricaLopes Peçanha, Anderson2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1430Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Amorim, Laís
Folder
Ferramenta didática
Alimentos
Educação
title_short USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Amorim, Laís
author_facet Amorim, Laís
Oliveiira Cerqueira, Luan
Pains Dutra, Quezia
Amorim Shwan Frade, Érica
Lopes Peçanha, Anderson
author_role author
author2 Oliveiira Cerqueira, Luan
Pains Dutra, Quezia
Amorim Shwan Frade, Érica
Lopes Peçanha, Anderson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Laís
Oliveiira Cerqueira, Luan
Pains Dutra, Quezia
Amorim Shwan Frade, Érica
Lopes Peçanha, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Folder
Ferramenta didática
Alimentos
Educação
topic Folder
Ferramenta didática
Alimentos
Educação
description Um dos papeis do professor é modificar seu método de ensino, além de fazer do próprio aluno sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As diferentes modalidades didáticas, como aula expositiva, aula prática, seminários e o desenvolvimento de projetos, são usadas para diminuir o desinteresse dos alunos e facilitar o processo de ensino. Visto isso, este trabalho desenvolveu um trabalho prático do conteúdo de Alimentos e Sistema Digestório utilizando o laboratório de informática da escola com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As duas turmas tiveram aula teórica dos conteúdos e foram levadas ao laboratório de informática, onde tiveram acesso à internet e ao programa Microsoft Office Word para confeccionarem um folder informativo sobre Distúrbios Alimentares comuns que afetam a sociedade. A atividade mostrou-se eficaz e supriu a carência de ferramentas didáticas na escola além de complementar o estudo do conteúdo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1430
10.18066/revistaunivap.v22i40.1430
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1430
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1430/482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 129
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 129
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289462214656