AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecido, Mayara Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Missiaggia, Alexandre Alves, Morais, Flávia Villaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/639
Resumo: No melhoramento genético de espécies florestais a variabilidade genética constitui a matéria-prima do programa sobre a qual são realizados os processos de seleção. Esse método visa selecionar os indivíduos de melhores procedências garantindo a obtenção de ganhos genéticos de forma continua. O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética existente em uma população de eucalipto da Fibria Celulose S.A utilizando marcadores microssatélites (SSR) que sejam informativos para esse tipo de estudo. Foram avaliados 75 indivíduos através de reações de PCR (Polymerase Chain Reaction), utilizando-se 9 primers seguidas de eletroforese em gel de agarose. O número de alelos encontrado para cada primer variou de 4 a 7 alelos. A heterozigosidade esperada teve uma média de 0,7 para a população avaliada. A análise de discriminação realizada por este tipo de marcador possibilitou o agrupamento dos indivíduos em quatro grupos distintos. Os resultados obtidos demonstram que o uso de marcadores microssatélites (SSR) permitiu verificar a existência e quantificar a diversidade genética da população selecionada para este estudo. 
id UNIVAP-1_5607d3c5d610238bd9d4534a70abaf0a
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/639
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)No melhoramento genético de espécies florestais a variabilidade genética constitui a matéria-prima do programa sobre a qual são realizados os processos de seleção. Esse método visa selecionar os indivíduos de melhores procedências garantindo a obtenção de ganhos genéticos de forma continua. O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética existente em uma população de eucalipto da Fibria Celulose S.A utilizando marcadores microssatélites (SSR) que sejam informativos para esse tipo de estudo. Foram avaliados 75 indivíduos através de reações de PCR (Polymerase Chain Reaction), utilizando-se 9 primers seguidas de eletroforese em gel de agarose. O número de alelos encontrado para cada primer variou de 4 a 7 alelos. A heterozigosidade esperada teve uma média de 0,7 para a população avaliada. A análise de discriminação realizada por este tipo de marcador possibilitou o agrupamento dos indivíduos em quatro grupos distintos. Os resultados obtidos demonstram que o uso de marcadores microssatélites (SSR) permitiu verificar a existência e quantificar a diversidade genética da população selecionada para este estudo. IBICT2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/63910.18066/revistaunivap.v22i40.639Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 214Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2142237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/639/575Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAparecido, Mayara MartinsMissiaggia, Alexandre AlvesMorais, Flávia Villaça2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/639Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
title AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
spellingShingle AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
Aparecido, Mayara Martins
title_short AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
title_full AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
title_fullStr AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
title_sort AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM UMA POPULAÇÃO DE Eucalyptus spp. UTILIZANDO MARCADOR MICROSSATÉLITE (SSR)
author Aparecido, Mayara Martins
author_facet Aparecido, Mayara Martins
Missiaggia, Alexandre Alves
Morais, Flávia Villaça
author_role author
author2 Missiaggia, Alexandre Alves
Morais, Flávia Villaça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecido, Mayara Martins
Missiaggia, Alexandre Alves
Morais, Flávia Villaça
description No melhoramento genético de espécies florestais a variabilidade genética constitui a matéria-prima do programa sobre a qual são realizados os processos de seleção. Esse método visa selecionar os indivíduos de melhores procedências garantindo a obtenção de ganhos genéticos de forma continua. O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética existente em uma população de eucalipto da Fibria Celulose S.A utilizando marcadores microssatélites (SSR) que sejam informativos para esse tipo de estudo. Foram avaliados 75 indivíduos através de reações de PCR (Polymerase Chain Reaction), utilizando-se 9 primers seguidas de eletroforese em gel de agarose. O número de alelos encontrado para cada primer variou de 4 a 7 alelos. A heterozigosidade esperada teve uma média de 0,7 para a população avaliada. A análise de discriminação realizada por este tipo de marcador possibilitou o agrupamento dos indivíduos em quatro grupos distintos. Os resultados obtidos demonstram que o uso de marcadores microssatélites (SSR) permitiu verificar a existência e quantificar a diversidade genética da população selecionada para este estudo. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/639
10.18066/revistaunivap.v22i40.639
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/639
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/639/575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 214
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 214
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042286011351040