INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1767 |
Resumo: | O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico. |
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INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CRÍTICAContrarreforma. Neoliberalismo. Estado. Educação Superior.INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIORO presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico.IBICT2017-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/176710.18066/revistaunivap.v22i40.1767Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 309Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3092237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1767/677Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Doniêgo FerreiraCosta, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1767Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico. |
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