PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660 |
Resumo: | Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa. As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. |
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PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.Jardim SensorialdocenteJardim Sensorial e a Educação Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa. As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. IBICT2017-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/66010.18066/revistaunivap.v22i40.660Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 239Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2392237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660/599Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ariane AraújoJoaquim, Walderez Moreira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/660Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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