PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ariane Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Joaquim, Walderez Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660
Resumo:  Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa.  As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. 
id UNIVAP-1_5dc350482ab198ce595043d8dbdd0024
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/660
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.Jardim SensorialdocenteJardim Sensorial e a Educação Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa.  As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. IBICT2017-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/66010.18066/revistaunivap.v22i40.660Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 239Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2392237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660/599Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ariane AraújoJoaquim, Walderez Moreira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/660Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
title PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
spellingShingle PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
Ferreira, Ariane Araújo
Jardim Sensorial
docente
Jardim Sensorial e a Educação
title_short PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
title_full PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
title_fullStr PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
title_full_unstemmed PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
title_sort PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
author Ferreira, Ariane Araújo
author_facet Ferreira, Ariane Araújo
Joaquim, Walderez Moreira
author_role author
author2 Joaquim, Walderez Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ariane Araújo
Joaquim, Walderez Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim Sensorial
docente
Jardim Sensorial e a Educação
topic Jardim Sensorial
docente
Jardim Sensorial e a Educação
description  Jardim sensorial é um espaço para aguçar os cinco sentidos. Objetivou-se elaborar um manual para docentes do ensino fundamental II, propondo a implantação de um Jardim Sensorial como atividade lúdica e como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de morfologia vegetal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre jardim sensorial, ensino de ciências e botânica. O manual é constituído por cinco partes: 1) O que é um Jardim Sensorial, 2) Construção do Jardim Sensorial, 3) Atividades lúdicas, 4) Atividades de morfologia vegetal, 5) Planta baixa.  As atividades lúdicas são as que já são utilizadas nos jardins sensoriais, e as de morfologia vegetal são alicerçadas na observação, levantamento de hipóteses e discussão. A planta baixa possibilita ao docente a visualização do que está sendo proposto. Conclui-se que o manual auxiliará na prática docente, promoverá a conscientização da importância da interação do homem com o meio ambiente, e a construção de conhecimentos de morfologia vegetal de forma lúdica e dinâmica para o aluno. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660
10.18066/revistaunivap.v22i40.660
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/660/599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 239
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 239
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042286441267200