CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185 |
Resumo: | A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico. |
id |
UNIVAP-1_7424bb52b33a8ecc7900ffca07f981f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1185 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICAEducaçãorecurso didáticobriófitasmusgosidentificação.A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.IBICT2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/118510.18066/revistaunivap.v22i40.1185Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5582237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185/964Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Angélica TomazeliFeletti, Thamara Arãode Oliveira, Juliana2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1185Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
title |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
spellingShingle |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA da Silva, Angélica Tomazeli Educação recurso didático briófitas musgos identificação. |
title_short |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
title_full |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
title_fullStr |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
title_full_unstemmed |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
title_sort |
CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA |
author |
da Silva, Angélica Tomazeli |
author_facet |
da Silva, Angélica Tomazeli Feletti, Thamara Arão de Oliveira, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Feletti, Thamara Arão de Oliveira, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Angélica Tomazeli Feletti, Thamara Arão de Oliveira, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação recurso didático briófitas musgos identificação. |
topic |
Educação recurso didático briófitas musgos identificação. |
description |
A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185 10.18066/revistaunivap.v22i40.1185 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185/964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042288757571584 |