CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Angélica Tomazeli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Feletti, Thamara Arão, de Oliveira, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185
Resumo: A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.
id UNIVAP-1_7424bb52b33a8ecc7900ffca07f981f3
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1185
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICAEducaçãorecurso didáticobriófitasmusgosidentificação.A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.IBICT2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/118510.18066/revistaunivap.v22i40.1185Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5582237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185/964Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Angélica TomazeliFeletti, Thamara Arãode Oliveira, Juliana2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1185Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
title CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
spellingShingle CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
da Silva, Angélica Tomazeli
Educação
recurso didático
briófitas
musgos
identificação.
title_short CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
title_full CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
title_fullStr CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
title_full_unstemmed CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
title_sort CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
author da Silva, Angélica Tomazeli
author_facet da Silva, Angélica Tomazeli
Feletti, Thamara Arão
de Oliveira, Juliana
author_role author
author2 Feletti, Thamara Arão
de Oliveira, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Angélica Tomazeli
Feletti, Thamara Arão
de Oliveira, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
recurso didático
briófitas
musgos
identificação.
topic Educação
recurso didático
briófitas
musgos
identificação.
description A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185
10.18066/revistaunivap.v22i40.1185
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1185/964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 558
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042288757571584