CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Karen Cristiane Martinez
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/8
Resumo: Nos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.
id UNIVAP-1_819c0ce13cec302194dbb731ab0270a7
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/8
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDANos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.IBICT2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/810.18066/revunivap.v17i29.8Revista Univap; Vol. 17 No. 29 (2011): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 3-12Revista Univap; v. 17 n. 29 (2011): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 3-122237-17531517-327510.18066/revunivap.v17i29reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/8/2Moraes, Karen Cristiane Martinezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-13T17:54:16Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/8Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2023-01-13T17:54:16Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
title CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
spellingShingle CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
Moraes, Karen Cristiane Martinez
title_short CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
title_full CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
title_fullStr CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
title_full_unstemmed CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
title_sort CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
author Moraes, Karen Cristiane Martinez
author_facet Moraes, Karen Cristiane Martinez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Karen Cristiane Martinez
description Nos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/8
10.18066/revunivap.v17i29.8
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/8
identifier_str_mv 10.18066/revunivap.v17i29.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/8/2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 17 No. 29 (2011): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 3-12
Revista Univap; v. 17 n. 29 (2011): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 3-12
2237-1753
1517-3275
10.18066/revunivap.v17i29
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042284735234048