OURO DE TOLO, UMA EPOPEIA DA DESILUSÃO – O PÃO, O CIRCO E O TRANSCENDENTE: DIÁLOGO ENTRE RAUL SEIXAS E FRIEDRICH NIETZSCHE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1889 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é realizar uma leitura da letra da canção Ouro de tolo (1973), de Raul Seixas, considerando alguns dos mais contundentes e célebres aforismos de Friedrich Nietzsche, compilados por Allan Percy (2011). Intrigados com os versos carregados de pretensas conquistas pessoais, cantados em tom lamurioso, os autores empreenderam um estudo que pudesse analisar, dialogicamente, a canção e o pensamento do polêmico filósofo, que quase um século antes assumira seu ateísmo ao mesmo tempo em que se desiludira com um mundo sem a presença de Deus. Levando em consideração os trabalhos de Roszak (1972), Carmo (2000) e Calvani (1998) buscaram também compreender as influências – individual e compartilhada - de ambos na Contracultura e sua relação hostil com o sistema vigente, denunciando as falsas conquistas e alertando para uma realidade ideal que meça a felicidade dentro de outra escala, atentando para o valor que deve ser atribuído ao imaterial e trancendente. Por fim, recorreram a Tatit (1997), no ensejo de melhor compreender a associação entre versos e máximas embalados pela harmonia e cadência, bem como a outras obras de Nietzsche e Raul Seixas que pudessem confirmar as digressões aqui propostas. |
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OURO DE TOLO, UMA EPOPEIA DA DESILUSÃO – O PÃO, O CIRCO E O TRANSCENDENTE: DIÁLOGO ENTRE RAUL SEIXAS E FRIEDRICH NIETZSCHEOuro de tolocontraculturapão e circopessimismoautoconhecimento.Leitura comparadaO objetivo deste estudo é realizar uma leitura da letra da canção Ouro de tolo (1973), de Raul Seixas, considerando alguns dos mais contundentes e célebres aforismos de Friedrich Nietzsche, compilados por Allan Percy (2011). Intrigados com os versos carregados de pretensas conquistas pessoais, cantados em tom lamurioso, os autores empreenderam um estudo que pudesse analisar, dialogicamente, a canção e o pensamento do polêmico filósofo, que quase um século antes assumira seu ateísmo ao mesmo tempo em que se desiludira com um mundo sem a presença de Deus. Levando em consideração os trabalhos de Roszak (1972), Carmo (2000) e Calvani (1998) buscaram também compreender as influências – individual e compartilhada - de ambos na Contracultura e sua relação hostil com o sistema vigente, denunciando as falsas conquistas e alertando para uma realidade ideal que meça a felicidade dentro de outra escala, atentando para o valor que deve ser atribuído ao imaterial e trancendente. Por fim, recorreram a Tatit (1997), no ensejo de melhor compreender a associação entre versos e máximas embalados pela harmonia e cadência, bem como a outras obras de Nietzsche e Raul Seixas que pudessem confirmar as digressões aqui propostas.IBICT2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/188910.18066/revistaunivap.v24i44.1889Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 69-84Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 69-842237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v24i45reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1889/1464https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1889/190910.18066/revistaunivap.v24i44.1889.s643Copyright (c) 2018 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenites, Fernando Bruno Antonelli MolinaMendonça, Guilherme Primo deMenon, Mauricio Cesar2018-06-29T10:34:12Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1889Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2018-06-29T10:34:12Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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O objetivo deste estudo é realizar uma leitura da letra da canção Ouro de tolo (1973), de Raul Seixas, considerando alguns dos mais contundentes e célebres aforismos de Friedrich Nietzsche, compilados por Allan Percy (2011). Intrigados com os versos carregados de pretensas conquistas pessoais, cantados em tom lamurioso, os autores empreenderam um estudo que pudesse analisar, dialogicamente, a canção e o pensamento do polêmico filósofo, que quase um século antes assumira seu ateísmo ao mesmo tempo em que se desiludira com um mundo sem a presença de Deus. Levando em consideração os trabalhos de Roszak (1972), Carmo (2000) e Calvani (1998) buscaram também compreender as influências – individual e compartilhada - de ambos na Contracultura e sua relação hostil com o sistema vigente, denunciando as falsas conquistas e alertando para uma realidade ideal que meça a felicidade dentro de outra escala, atentando para o valor que deve ser atribuído ao imaterial e trancendente. Por fim, recorreram a Tatit (1997), no ensejo de melhor compreender a associação entre versos e máximas embalados pela harmonia e cadência, bem como a outras obras de Nietzsche e Raul Seixas que pudessem confirmar as digressões aqui propostas. |
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Revista Univap; Vol. 24 No. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 69-84 Revista Univap; v. 24 n. 44 (2018): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 69-84 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v24i45 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
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