NELL: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1191 |
Resumo: | A teoria Sócio-histórica de Vygotsky pauta-se na construção do conhecimento mediada pelas relações sociais. Nesse âmbito, destaca-se a importância do outro, da linguagem, do aprendizado e da imitação no desenvolvimento. À luz desses conceitos vygotskyanos, este trabalho tem como objetivo analisar o filme Nell. O foco do estudo é a protagonista Nell, jovem que foi privada do convívio social e, em razão disso, apresenta um desnível de aprendizagem comparado a pessoas que convivem em um meio socialmente compartilhado. Para dar conta desse objetivo, este estudo é de base bibliográfica, cujos conceitos teóricos são advindos da matriz sócio-histórica vygotskyana. Como procedimento adotado, tem-se análise de conteúdo fílmico, em que se correlacionam pressupostos teóricos acerca do desenvolvimento e informações sobre o filme. A partir desse embasamento teórico, foi possível fazer uma verificação das relações sociais da protagonista, da interação, da sua linguagem e dos mecanismos de imitação por que passou. Conclui-se que a interação social colabora para o processo de aprendizado e desenvolvimento da personagem Nell. |
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