A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira Varlesse, Ananda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.
id UNIVASF-1_01648702e6b962a231bd63e7d18b1b5e
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/959
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICAEducação MatemáticaJogos matemáticosRaciocínio dedutivoRaciocínio indutivoO presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 36-602177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959/849Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Antonio Carlos de Oliveira Varlesse, Ananda2020-11-10T14:43:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/959Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:43:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
title A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
spellingShingle A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
de Souza, Antonio Carlos
Educação Matemática
Jogos matemáticos
Raciocínio dedutivo
Raciocínio indutivo
title_short A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_full A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_fullStr A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
title_sort A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
author de Souza, Antonio Carlos
author_facet de Souza, Antonio Carlos
de Oliveira Varlesse, Ananda
author_role author
author2 de Oliveira Varlesse, Ananda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Antonio Carlos
de Oliveira Varlesse, Ananda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Jogos matemáticos
Raciocínio dedutivo
Raciocínio indutivo
topic Educação Matemática
Jogos matemáticos
Raciocínio dedutivo
Raciocínio indutivo
description O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959/849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 36-60
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488531705856