A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos. |
id |
UNIVASF-1_01648702e6b962a231bd63e7d18b1b5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/959 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICAEducação MatemáticaJogos matemáticosRaciocínio dedutivoRaciocínio indutivoO presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 36-602177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959/849Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Antonio Carlos de Oliveira Varlesse, Ananda2020-11-10T14:43:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/959Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:43:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA de Souza, Antonio Carlos Educação Matemática Jogos matemáticos Raciocínio dedutivo Raciocínio indutivo |
title_short |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
title_sort |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO USO DE JOGO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
author |
de Souza, Antonio Carlos |
author_facet |
de Souza, Antonio Carlos de Oliveira Varlesse, Ananda |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Varlesse, Ananda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Antonio Carlos de Oliveira Varlesse, Ananda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Jogos matemáticos Raciocínio dedutivo Raciocínio indutivo |
topic |
Educação Matemática Jogos matemáticos Raciocínio dedutivo Raciocínio indutivo |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo através de um jogo intitulado “Jogo dos Círculos”. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida com a participação de 25 alunos, matriculados no quinto ano de uma escola municipal da cidade de xxxx. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: “Qual contribuição a Resolução de Problemas através do uso de jogos irá produzir no desenvolvimento do raciocínio indutivo e dedutivo de alunos do 5º ano dos Anos Iniciais?”. Na referida pesquisa foram realizados três encontros nos quais o jogo aplicado de três formas diferentes. Para a coleta de dados foram feitos registros em áudio, registros fotográficos, assim como registros escritos. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos pelo jogo e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos frente aos problemas propostos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/959/849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 36-60 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488531705856 |