A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gilmara Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Keila Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20
Resumo: As atividades práticas são uma forma educativa de estimular a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Este Trabalho de Revisão Bibliográfica Narrativa visou mostrar que o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem dos conteúdos lecionados nas aulas de Ciências das turmas do Ensino Fundamental. Neste estudo, foi possível verificar que na metodologia mais tradicional de ensino, através da prática de leitura de textos e resolução de questionários de fixação, a aprendizagem não é tão significativa quanto na metodologia mais fundamentada através da aplicação de atividades práticas. Pesquisas mencionadas ao logo deste trabalho demonstraram que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais efetiva, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durante as atividades em sala de aula.
id UNIVASF-1_0b95743b2b043ca21e00b5f2a48fd68b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/20
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino fundamentalEnsino de CiênciasAtividades PráticasAs atividades práticas são uma forma educativa de estimular a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Este Trabalho de Revisão Bibliográfica Narrativa visou mostrar que o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem dos conteúdos lecionados nas aulas de Ciências das turmas do Ensino Fundamental. Neste estudo, foi possível verificar que na metodologia mais tradicional de ensino, através da prática de leitura de textos e resolução de questionários de fixação, a aprendizagem não é tão significativa quanto na metodologia mais fundamentada através da aplicação de atividades práticas. Pesquisas mencionadas ao logo deste trabalho demonstraram que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais efetiva, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durante as atividades em sala de aula.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20/28Costa, Gilmara RibeiroBatista, Keila Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:22:28Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/20Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:22:28Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Costa, Gilmara Ribeiro
Ensino fundamental
Ensino de Ciências
Atividades Práticas
title_short A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Costa, Gilmara Ribeiro
author_facet Costa, Gilmara Ribeiro
Batista, Keila Moreira
author_role author
author2 Batista, Keila Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gilmara Ribeiro
Batista, Keila Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino de Ciências
Atividades Práticas
topic Ensino fundamental
Ensino de Ciências
Atividades Práticas
description As atividades práticas são uma forma educativa de estimular a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Este Trabalho de Revisão Bibliográfica Narrativa visou mostrar que o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem dos conteúdos lecionados nas aulas de Ciências das turmas do Ensino Fundamental. Neste estudo, foi possível verificar que na metodologia mais tradicional de ensino, através da prática de leitura de textos e resolução de questionários de fixação, a aprendizagem não é tão significativa quanto na metodologia mais fundamentada através da aplicação de atividades práticas. Pesquisas mencionadas ao logo deste trabalho demonstraram que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais efetiva, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durante as atividades em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20/28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487489421312