QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173 |
Resumo: | Na esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o corpus categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente. |
id |
UNIVASF-1_0d45e11a13497b7aed6dd758d3fd8f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2173 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTAGramáticas brasileirasQuestões normativasCategoria verboEnsinoNa esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o corpus categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 260-2852177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173/1631https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173/1493Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes Casado, Sheila Fabiana deRafael, Edmilson Luiz2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2173Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
title |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
spellingShingle |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA Pontes Casado, Sheila Fabiana de Gramáticas brasileiras Questões normativas Categoria verbo Ensino |
title_short |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
title_full |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
title_fullStr |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
title_full_unstemmed |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
title_sort |
QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO: UMA REVISÃO CONCEITUAL NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA |
author |
Pontes Casado, Sheila Fabiana de |
author_facet |
Pontes Casado, Sheila Fabiana de Rafael, Edmilson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Rafael, Edmilson Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes Casado, Sheila Fabiana de Rafael, Edmilson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramáticas brasileiras Questões normativas Categoria verbo Ensino |
topic |
Gramáticas brasileiras Questões normativas Categoria verbo Ensino |
description |
Na esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o corpus categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173/1631 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173/1493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 260-285 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486979813376 |