AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443 |
Resumo: | A Educação Física foi implementada nos moldes da disciplina militar, no sentido de desenvolver a força e a saúde o corpo perfeito. Este estudo tem como objetivo refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, fazendo-se um panorama histórico, identificando as diversas abordagens no contexto da Educação Física, para, em seguida, discutir essa disciplina no contexto atual da inclusão. Este trabalho faz uma revisão dos aspectos históricos e teóricos acerca da evolução da Educação Física até os desafios contemporâneos da inclusão. No contexto atual, entende-se quea Educação Física possa contribuir na escola tornando-a um espaço melhor para os alunos com deficiência, para que os mesmos venham a ter sua participação na comunidade discente como todos os outros alunos, visto que a Educação Física tem com base o movimento e o homem na sua totalidade. |
id |
UNIVASF-1_158a88201b6ddfee6b27baa3fd065f66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/443 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICAEducação Inclusiva.Educação Física Adaptada.Aluno com Deficiência na Escola.A Educação Física foi implementada nos moldes da disciplina militar, no sentido de desenvolver a força e a saúde o corpo perfeito. Este estudo tem como objetivo refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, fazendo-se um panorama histórico, identificando as diversas abordagens no contexto da Educação Física, para, em seguida, discutir essa disciplina no contexto atual da inclusão. Este trabalho faz uma revisão dos aspectos históricos e teóricos acerca da evolução da Educação Física até os desafios contemporâneos da inclusão. No contexto atual, entende-se quea Educação Física possa contribuir na escola tornando-a um espaço melhor para os alunos com deficiência, para que os mesmos venham a ter sua participação na comunidade discente como todos os outros alunos, visto que a Educação Física tem com base o movimento e o homem na sua totalidade.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 86-1022177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443/297Oliveira, Marilene Ferreira de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T14:46:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/443Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-04-24T14:46:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA Oliveira, Marilene Ferreira de Lima Educação Inclusiva. Educação Física Adaptada. Aluno com Deficiência na Escola. |
title_short |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Oliveira, Marilene Ferreira de Lima |
author_facet |
Oliveira, Marilene Ferreira de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marilene Ferreira de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva. Educação Física Adaptada. Aluno com Deficiência na Escola. |
topic |
Educação Inclusiva. Educação Física Adaptada. Aluno com Deficiência na Escola. |
description |
A Educação Física foi implementada nos moldes da disciplina militar, no sentido de desenvolver a força e a saúde o corpo perfeito. Este estudo tem como objetivo refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, fazendo-se um panorama histórico, identificando as diversas abordagens no contexto da Educação Física, para, em seguida, discutir essa disciplina no contexto atual da inclusão. Este trabalho faz uma revisão dos aspectos históricos e teóricos acerca da evolução da Educação Física até os desafios contemporâneos da inclusão. No contexto atual, entende-se quea Educação Física possa contribuir na escola tornando-a um espaço melhor para os alunos com deficiência, para que os mesmos venham a ter sua participação na comunidade discente como todos os outros alunos, visto que a Educação Física tem com base o movimento e o homem na sua totalidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/443/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 86-102 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488435236864 |