RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863 |
Resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência. |
id |
UNIVASF-1_1afa6652fc90fd61123ff3b684d2e6eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1863 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIADocência em PsicologiaPessoa com deficiênciaTeste projetivoEstudantesO presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 255-2732177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863/1673https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863/1430Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias Almeida, Denise Souza da Silva, Layane2024-01-16T15:01:22Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1863Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T15:01:22Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Dias Almeida, Denise Docência em Psicologia Pessoa com deficiência Teste projetivo Estudantes |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
author |
Dias Almeida, Denise |
author_facet |
Dias Almeida, Denise Souza da Silva, Layane |
author_role |
author |
author2 |
Souza da Silva, Layane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Almeida, Denise Souza da Silva, Layane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência em Psicologia Pessoa com deficiência Teste projetivo Estudantes |
topic |
Docência em Psicologia Pessoa com deficiência Teste projetivo Estudantes |
description |
O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863/1673 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863/1430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 255-273 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486915850240 |