A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064 |
Resumo: | A ausência de empatia nas relações pessoais pode comprometer a resolutividade e a satisfação dos usuários dos serviços de saúde, bem como perpetuar conflitos relacionais entre os servidores. Investimentos insuficientes para a qualificação técnica, para treinamento das habilidades de trabalho em equipe e para o aumento da resiliência potencializam o desconforto e desmotivam os profissionais. Consequente à perda de vínculo entre profissional de saúde e sua missão, o atendimento ao usuário torna-se automatizado. Sendo assim, objetiva-se discutir a empatia como ferramenta a ser utilizada para o aprimoramento da comunicação interpessoal e interprofissional, em vista das diretrizes da Política Nacional de Humanização. A empatia pode ser incorporada como um instrumento capaz de melhorar o convívio entre os servidores e o relacionamento destes com os usuários, contribuindo para a eficácia, eficiência e satisfação na produção em saúde – finalidade prima da humanização. Este artigo é resultado das reflexões de uma aluna, concebidas durante um curso de especialização sobre a Humanização em Saúde. |
id |
UNIVASF-1_20b4e27103aa40ce6aee2e133dfdd0fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1064 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONALEmpatia. Vínculo. Política Nacional de Humanização. Política de Gestão.EmpatiaVínculoPolítica Nacional de HumanizaçãoPolítica de GestãoA ausência de empatia nas relações pessoais pode comprometer a resolutividade e a satisfação dos usuários dos serviços de saúde, bem como perpetuar conflitos relacionais entre os servidores. Investimentos insuficientes para a qualificação técnica, para treinamento das habilidades de trabalho em equipe e para o aumento da resiliência potencializam o desconforto e desmotivam os profissionais. Consequente à perda de vínculo entre profissional de saúde e sua missão, o atendimento ao usuário torna-se automatizado. Sendo assim, objetiva-se discutir a empatia como ferramenta a ser utilizada para o aprimoramento da comunicação interpessoal e interprofissional, em vista das diretrizes da Política Nacional de Humanização. A empatia pode ser incorporada como um instrumento capaz de melhorar o convívio entre os servidores e o relacionamento destes com os usuários, contribuindo para a eficácia, eficiência e satisfação na produção em saúde – finalidade prima da humanização. Este artigo é resultado das reflexões de uma aluna, concebidas durante um curso de especialização sobre a Humanização em Saúde.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 148-1672177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064/796Campos de Souza, Lorainede Oliveira Montandon Hokama, PaulaHokama, Newtoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-04T19:46:41Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1064Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-04T19:46:41Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
title |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
spellingShingle |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL Campos de Souza, Loraine Empatia. Vínculo. Política Nacional de Humanização. Política de Gestão. Empatia Vínculo Política Nacional de Humanização Política de Gestão |
title_short |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_fullStr |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
title_sort |
A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL |
author |
Campos de Souza, Loraine |
author_facet |
Campos de Souza, Loraine de Oliveira Montandon Hokama, Paula Hokama, Newton |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Montandon Hokama, Paula Hokama, Newton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos de Souza, Loraine de Oliveira Montandon Hokama, Paula Hokama, Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia. Vínculo. Política Nacional de Humanização. Política de Gestão. Empatia Vínculo Política Nacional de Humanização Política de Gestão |
topic |
Empatia. Vínculo. Política Nacional de Humanização. Política de Gestão. Empatia Vínculo Política Nacional de Humanização Política de Gestão |
description |
A ausência de empatia nas relações pessoais pode comprometer a resolutividade e a satisfação dos usuários dos serviços de saúde, bem como perpetuar conflitos relacionais entre os servidores. Investimentos insuficientes para a qualificação técnica, para treinamento das habilidades de trabalho em equipe e para o aumento da resiliência potencializam o desconforto e desmotivam os profissionais. Consequente à perda de vínculo entre profissional de saúde e sua missão, o atendimento ao usuário torna-se automatizado. Sendo assim, objetiva-se discutir a empatia como ferramenta a ser utilizada para o aprimoramento da comunicação interpessoal e interprofissional, em vista das diretrizes da Política Nacional de Humanização. A empatia pode ser incorporada como um instrumento capaz de melhorar o convívio entre os servidores e o relacionamento destes com os usuários, contribuindo para a eficácia, eficiência e satisfação na produção em saúde – finalidade prima da humanização. Este artigo é resultado das reflexões de uma aluna, concebidas durante um curso de especialização sobre a Humanização em Saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1064/796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 148-167 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489002516480 |