METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnoli, Karina Regalio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Campagnoli, Eduardo Bauml, Althaus, Maiza Taques Margraf, Bagio, Viviane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539
Resumo: Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica.
id UNIVASF-1_2929c5aae3f25f0aa0fb0c757aa5e173
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1539
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensãoMetodologias ativasFormação de professoresExtensãoNeste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 229-2542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1672https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1429Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampagnoli, Karina RegalioCampagnoli, Eduardo BaumlAlthaus, Maiza Taques MargrafBagio, Viviane Aparecida 2024-01-16T15:00:26Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1539Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T15:00:26Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
title METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
Campagnoli, Karina Regalio
Metodologias ativas
Formação de professores
Extensão
title_short METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
title_full METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
author Campagnoli, Karina Regalio
author_facet Campagnoli, Karina Regalio
Campagnoli, Eduardo Bauml
Althaus, Maiza Taques Margraf
Bagio, Viviane Aparecida
author_role author
author2 Campagnoli, Eduardo Bauml
Althaus, Maiza Taques Margraf
Bagio, Viviane Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campagnoli, Karina Regalio
Campagnoli, Eduardo Bauml
Althaus, Maiza Taques Margraf
Bagio, Viviane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Formação de professores
Extensão
topic Metodologias ativas
Formação de professores
Extensão
description Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1672
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1429
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 229-254
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486843498496