METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539 |
Resumo: | Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica. |
id |
UNIVASF-1_2929c5aae3f25f0aa0fb0c757aa5e173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1539 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensãoMetodologias ativasFormação de professoresExtensãoNeste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 229-2542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1672https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1429Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampagnoli, Karina RegalioCampagnoli, Eduardo BaumlAlthaus, Maiza Taques MargrafBagio, Viviane Aparecida 2024-01-16T15:00:26Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1539Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T15:00:26Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão Campagnoli, Karina Regalio Metodologias ativas Formação de professores Extensão |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão |
author |
Campagnoli, Karina Regalio |
author_facet |
Campagnoli, Karina Regalio Campagnoli, Eduardo Bauml Althaus, Maiza Taques Margraf Bagio, Viviane Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Campagnoli, Eduardo Bauml Althaus, Maiza Taques Margraf Bagio, Viviane Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campagnoli, Karina Regalio Campagnoli, Eduardo Bauml Althaus, Maiza Taques Margraf Bagio, Viviane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Formação de professores Extensão |
topic |
Metodologias ativas Formação de professores Extensão |
description |
Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1672 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539/1429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 229-254 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486843498496 |