DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436 |
Resumo: | Este artigo objetiva comparar, em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio (LDMEM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), as abordagens a respeito de demonstrações nos conteúdos trigonométricos. Para esta investigação, usou-se a coleção “Matemática Paiva”, de autoria de Manoel Paiva, publicações de 2004 e 2015, buscando evidenciar os mecanismos que possibilitam uma compreensão mais eficaz das demonstrações no conteúdo em estudo. Nesse sentido, a investigação ancorou-se na pesquisa documental por meio da análise de LDMEM e das orientações que o PNLEM dispõe para facilitar a escolha dos livros a serem adotados pelas escolas. Como lentes de análise, apoiou-se nas indicações postas no PNLEM e nos pressupostos da neurociência cognitiva. A partir desta investigação, constatou-se que, nos livros analisados, o uso de cores, imagens e representação gráfica facilita a compreensão do conteúdo em estudo, mas aponta, também, a necessidade de atributos que possam ser manipuláveis ao se trabalhar com essa temática. |
id |
UNIVASF-1_2bd23dfc9e50541926f4953b131450b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1436 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA Demonstrações TrigonométricasLivro DidáticoNeurociência CognitivaEste artigo objetiva comparar, em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio (LDMEM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), as abordagens a respeito de demonstrações nos conteúdos trigonométricos. Para esta investigação, usou-se a coleção “Matemática Paiva”, de autoria de Manoel Paiva, publicações de 2004 e 2015, buscando evidenciar os mecanismos que possibilitam uma compreensão mais eficaz das demonstrações no conteúdo em estudo. Nesse sentido, a investigação ancorou-se na pesquisa documental por meio da análise de LDMEM e das orientações que o PNLEM dispõe para facilitar a escolha dos livros a serem adotados pelas escolas. Como lentes de análise, apoiou-se nas indicações postas no PNLEM e nos pressupostos da neurociência cognitiva. A partir desta investigação, constatou-se que, nos livros analisados, o uso de cores, imagens e representação gráfica facilita a compreensão do conteúdo em estudo, mas aponta, também, a necessidade de atributos que possam ser manipuláveis ao se trabalhar com essa temática.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 114-1312177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436/1153Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPonciano dos Santos, MárcioBatista dos Santos, Ivanete 2022-10-04T11:04:34Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1436Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:04:34Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
title |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
spellingShingle |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA Ponciano dos Santos, Márcio Demonstrações Trigonométricas Livro Didático Neurociência Cognitiva |
title_short |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
title_full |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
title_fullStr |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
title_full_unstemmed |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
title_sort |
DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
author |
Ponciano dos Santos, Márcio |
author_facet |
Ponciano dos Santos, Márcio Batista dos Santos, Ivanete |
author_role |
author |
author2 |
Batista dos Santos, Ivanete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponciano dos Santos, Márcio Batista dos Santos, Ivanete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demonstrações Trigonométricas Livro Didático Neurociência Cognitiva |
topic |
Demonstrações Trigonométricas Livro Didático Neurociência Cognitiva |
description |
Este artigo objetiva comparar, em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio (LDMEM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), as abordagens a respeito de demonstrações nos conteúdos trigonométricos. Para esta investigação, usou-se a coleção “Matemática Paiva”, de autoria de Manoel Paiva, publicações de 2004 e 2015, buscando evidenciar os mecanismos que possibilitam uma compreensão mais eficaz das demonstrações no conteúdo em estudo. Nesse sentido, a investigação ancorou-se na pesquisa documental por meio da análise de LDMEM e das orientações que o PNLEM dispõe para facilitar a escolha dos livros a serem adotados pelas escolas. Como lentes de análise, apoiou-se nas indicações postas no PNLEM e nos pressupostos da neurociência cognitiva. A partir desta investigação, constatou-se que, nos livros analisados, o uso de cores, imagens e representação gráfica facilita a compreensão do conteúdo em estudo, mas aponta, também, a necessidade de atributos que possam ser manipuláveis ao se trabalhar com essa temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 114-131 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489157705728 |