ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Mayara Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos da Silva, Vitória, Alves da Silva, Ana Júlia, Oliveira Silva, Anna Clara, Alves de Oliveira, Crislayne Kaline, Guimarães Costa, Anacely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675
Resumo: O bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola.  Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo.
id UNIVASF-1_35f6572ab299e1955f941c8a48610c2d
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1675
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIABullyingEducação em saúdePopulações vulneráveisO bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola.  Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 307-3302177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675/1162Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Mayara MarquesSantos da Silva, Vitória Alves da Silva, Ana Júlia Oliveira Silva, Anna Clara Alves de Oliveira, Crislayne Kaline Guimarães Costa, Anacely 2022-10-04T12:07:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1675Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T12:07:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
de Santana, Mayara Marques
Bullying
Educação em saúde
Populações vulneráveis
title_short ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author de Santana, Mayara Marques
author_facet de Santana, Mayara Marques
Santos da Silva, Vitória
Alves da Silva, Ana Júlia
Oliveira Silva, Anna Clara
Alves de Oliveira, Crislayne Kaline
Guimarães Costa, Anacely
author_role author
author2 Santos da Silva, Vitória
Alves da Silva, Ana Júlia
Oliveira Silva, Anna Clara
Alves de Oliveira, Crislayne Kaline
Guimarães Costa, Anacely
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Mayara Marques
Santos da Silva, Vitória
Alves da Silva, Ana Júlia
Oliveira Silva, Anna Clara
Alves de Oliveira, Crislayne Kaline
Guimarães Costa, Anacely
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Educação em saúde
Populações vulneráveis
topic Bullying
Educação em saúde
Populações vulneráveis
description O bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola.  Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675/1162
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 307-330
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489427189760