ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675 |
Resumo: | O bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola. Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo. |
id |
UNIVASF-1_35f6572ab299e1955f941c8a48610c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1675 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIABullyingEducação em saúdePopulações vulneráveisO bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola. Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 307-3302177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675/1162Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Mayara MarquesSantos da Silva, Vitória Alves da Silva, Ana Júlia Oliveira Silva, Anna Clara Alves de Oliveira, Crislayne Kaline Guimarães Costa, Anacely 2022-10-04T12:07:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1675Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T12:07:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA de Santana, Mayara Marques Bullying Educação em saúde Populações vulneráveis |
title_short |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
ABORDAGEM DO BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
de Santana, Mayara Marques |
author_facet |
de Santana, Mayara Marques Santos da Silva, Vitória Alves da Silva, Ana Júlia Oliveira Silva, Anna Clara Alves de Oliveira, Crislayne Kaline Guimarães Costa, Anacely |
author_role |
author |
author2 |
Santos da Silva, Vitória Alves da Silva, Ana Júlia Oliveira Silva, Anna Clara Alves de Oliveira, Crislayne Kaline Guimarães Costa, Anacely |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Mayara Marques Santos da Silva, Vitória Alves da Silva, Ana Júlia Oliveira Silva, Anna Clara Alves de Oliveira, Crislayne Kaline Guimarães Costa, Anacely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Educação em saúde Populações vulneráveis |
topic |
Bullying Educação em saúde Populações vulneráveis |
description |
O bullying se caracteriza por ações agressivas e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas, que objetivam inferiorizar a vítima em seus atributos físicos e intelectuais, sendo a sua ocorrência frequente em espaços escolares. A partir da concepção de que escola é um espaço de construção do conhecimento, promotor de oportunidades para exploração de temas que contribuam para a qualidade de vida de seus educandos, temáticas que suscitem reflexão e aprimoramento do comportamento devem ser priorizadas nesses espaços. Diante disso, as metodologias ativas se mostram como estratégias eficazes ao promoverem a participação ativa discente na construção do saber, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, de postura crítica sobre o meio em que está inserido. Trata-se de um relato de experiência baseado na aplicação do jogo “Vigilantes do Bullying”, adaptado por discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Paulo Afonso, para estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. A dinâmica possibilitou o compartilhamento, por parte dos discentes, de experiências sobre as formas de violência na escola. Reflexões foram propostas pelos aplicadores com o objetivo de construir habilidades, atitudes e conhecimentos capazes de identificar e combater a prática do bullying, propondo alternativas para a busca de ajuda diante destas situações. Percebeu-se que utilizar uma atividade lúdica atrelada às metodologias ativas é uma proposta coerente para a promoção de um ambiente saudável e propositivo de ensino-aprendizagem sobre o bullying e sua relação com pautas como sexismo, identidade de gênero, orientação sexual e racismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1675/1162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 307-330 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489427189760 |