EDUCAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti Tenório, Andréa Kedima Diniz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tenório, Pedro Pereira, Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia Marisy, Moreira, Márcia Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/181
Resumo: O processo educativo deve ser pautado em situações reais para a resolução de problemas reais, principalmente a educação em saúde. A partir do enfoque interdisciplinar, proporciona-se uma visão mais abrangente sobre a realidade, favorecendo as relações interpessoais e possibilitando trocas em diversas abordagens, permitindo a revisão de valores e a criação de novas formas de pensar o mundo, a ampliação da cooperação e a receptividade ao conhecimento partilhado. O objetivo do presente estudo é descrever a inter-relação entre os problemas ambientais e os de saúde pública, investigando o papel da interdisciplinaridade na educação em saúde, por meio de umestudo de revisão bibliográfica, de modo que foram selecionados artigos científicos sobre a temática estudada, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e de livros consagrados sobre o tema. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia para a compreensão dos problemas ambientais, que são simultaneamente problemas de saúde, deverá estar a serviço do sentido social, político e de direito universal, o que inclui a equidade, promovendo a saúde e a educação, afetando diretamente a qualidade de vida da população, devido à sua complexidade. A interdisciplinaridade, portanto, produz respostas eficazes frente aos problemas ambientais, sociais e de saúde pública da atualidade.
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