INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA NA REDE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rilson José da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Lílian Filadelfa Lima dos, Nascimento, Débora Maíra Messias Leal do, Amaral, Thiago Magalhães, Nascimento, Jorge Messias Leal do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/51
Resumo: Acessibilidade é a condição para utilização dos espaços públicos ou privados com segurança e autonomia. Nesse sentido, a verificação deste direito assistido aos estudantes com mobilidade reduzida torna-se necessária, pois ambientes físicos escolares como todo o corpo docente precisam estar preparados para atender aos discentes com tais limitações. Objetivou-se com este estudo investigar e identificar a acessibilidade de estudantes com mobilidade reduzida na rede educacional do município de Paulo Afonso – BA. Foram realizadas pesquisas descritivas - exploratórias por meio de aplicações de questionários semiestruturados aos gestores ou responsáveis pelas 16 escolas e/ou colégios de maior porte do município de Paulo Afonso-BA. Além disso, realizou-se observação sistemática do espaço físico escolar para uma melhor interpretação dos resultados. Constatou-se que, de modo geral, os investimentos nas infraestruturas físicas internas e externas das escolas são relativamente baixos. Por outro lado, existe à formação e incentivo de programas fomentando a Educação Especial. Conclui-se que, a rede educacional do município de Paulo Afonso-BA necessita do fomento a políticas públicas educacionais especiais, fiscalização nos âmbitos escolares e valorização da diversidade de pessoal, em especial, aos que apresentam mobilidade reduzida.
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