MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Esperança, Joice
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e problematizar a abordagem pedagógica das mídias digitais na Educação Infantil. A investigação desenvolveu-se a partir de atividades do estágio supervisionado, vinculado ao curso de Pedagogia Licenciatura. A partir do diálogo com estudos sobre infância e mídias na educação, foram planejadas e desenvolvidas atividades com ênfase na participação das crianças e articuladas as suas práticas culturais. A pesquisa coloca em destaque a potência de propostas pedagógicas que possibilitem o consumo, a fruição e a recriação de significados a partir dos usos e das apropriações das mídias digitais por parte de professores e crianças.
id UNIVASF-1_44e062cd2ba954ac8c1e90f2b221d4b8
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1268
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICASInfânciaEducação InfantilEstágio SupervisionadoMídias DigitaisEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e problematizar a abordagem pedagógica das mídias digitais na Educação Infantil. A investigação desenvolveu-se a partir de atividades do estágio supervisionado, vinculado ao curso de Pedagogia Licenciatura. A partir do diálogo com estudos sobre infância e mídias na educação, foram planejadas e desenvolvidas atividades com ênfase na participação das crianças e articuladas as suas práticas culturais. A pesquisa coloca em destaque a potência de propostas pedagógicas que possibilitem o consumo, a fruição e a recriação de significados a partir dos usos e das apropriações das mídias digitais por parte de professores e crianças.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 536-5562177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268/870Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Esperança, Joice2020-11-10T17:02:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1268Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
spellingShingle MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Araújo Esperança, Joice
Infância
Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Mídias Digitais
title_short MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_full MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_fullStr MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_sort MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
author Araújo Esperança, Joice
author_facet Araújo Esperança, Joice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Esperança, Joice
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Mídias Digitais
topic Infância
Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Mídias Digitais
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e problematizar a abordagem pedagógica das mídias digitais na Educação Infantil. A investigação desenvolveu-se a partir de atividades do estágio supervisionado, vinculado ao curso de Pedagogia Licenciatura. A partir do diálogo com estudos sobre infância e mídias na educação, foram planejadas e desenvolvidas atividades com ênfase na participação das crianças e articuladas as suas práticas culturais. A pesquisa coloca em destaque a potência de propostas pedagógicas que possibilitem o consumo, a fruição e a recriação de significados a partir dos usos e das apropriações das mídias digitais por parte de professores e crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1268/870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 536-556
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489076965376