REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho de Almeida, Luciane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza Sales, Gabriel, Pereira da Silva, Gabriela, Elena Cunha de Laura, Lívia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988
Resumo: A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.
id UNIVASF-1_4864716847bbcae3d2e24020a66f7974
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1988
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASILFronteirasEducaçãoRota BioceânicaA Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 183-2022177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988/1628https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988/1486Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinho de Almeida, Lucianede Souza Sales, GabrielPereira da Silva, Gabriela Elena Cunha de Laura, Lívia2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1988Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
title REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
Pinho de Almeida, Luciane
Fronteiras
Educação
Rota Bioceânica
title_short REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
title_full REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
title_sort REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL
author Pinho de Almeida, Luciane
author_facet Pinho de Almeida, Luciane
de Souza Sales, Gabriel
Pereira da Silva, Gabriela
Elena Cunha de Laura, Lívia
author_role author
author2 de Souza Sales, Gabriel
Pereira da Silva, Gabriela
Elena Cunha de Laura, Lívia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho de Almeida, Luciane
de Souza Sales, Gabriel
Pereira da Silva, Gabriela
Elena Cunha de Laura, Lívia
dc.subject.por.fl_str_mv Fronteiras
Educação
Rota Bioceânica
topic Fronteiras
Educação
Rota Bioceânica
description A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988/1628
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988/1486
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 183-202
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486942064640