DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sérgio Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27
Resumo: Aspectos pedagógicos e sequenciais dos movimentos básicos da Capoeira merecem ser investigados, visando à contribuição com o campo acadêmico e prático relacionado à modalidade. Sendo assim, os objetivos do presente estudo foram: 1) descrever pedagogicamente os movimentos básicos utilizados na Capoeira e 2) sugerir possibilidades sequenciais, a partir desses movimentos, para serem utilizadas no jogo da Capoeira. A movimentação básica adotada para a análise descritiva foi fundamentada na Aula Básica Programada de Capoeira, que é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, de defesa e de deslocamentos do corpo. Foi possível demonstrar uma representação visual de 23 movimentos básicos da Capoeira, sendo: 1. Ginga; 2. Esquiva Lateral; 3. Deslocamento em diagonal; 4. Esquiva básica; 5. Negativa; 6. Rolê; 7. Meia-lua de frente; 8. Armada; 9. Paralela; 10. Aú; 11.  Queixada; 12. Negativa invertida; 13. Passa-pras-costas; 14. Martelo; 15. Esquiva de Frente; 16. Meia-lua de compasso; 17. Finta da rasteira; 18. Rasteira; 19. Martelo de chão; 20. Rasteira de costas; 21. Confronto; 22. Ponteira e 23. Esquiva em diagonal. Conclui-se que a movimentação apresentada contempla o principal e fundamental movimento, que é a Ginga, assim como os movimentos de defesa, de ataque e de deslocamentos do corpo. Ainda, uma descrição pedagógica da movimentação foi realizada e considerou aspectos como função do movimento dentro do jogo de Capoeira, processo pedagógico de realização do movimento com início, desenvolvimento e finalização, bem como possibilidades sequenciais de movimentos a partir de cada um deles.  
id UNIVASF-1_54168223853146a80eb54c5c12951e90
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/27
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRALuta brasileiraEnsinoAtaquesDefesasContinuidadeAspectos pedagógicos e sequenciais dos movimentos básicos da Capoeira merecem ser investigados, visando à contribuição com o campo acadêmico e prático relacionado à modalidade. Sendo assim, os objetivos do presente estudo foram: 1) descrever pedagogicamente os movimentos básicos utilizados na Capoeira e 2) sugerir possibilidades sequenciais, a partir desses movimentos, para serem utilizadas no jogo da Capoeira. A movimentação básica adotada para a análise descritiva foi fundamentada na Aula Básica Programada de Capoeira, que é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, de defesa e de deslocamentos do corpo. Foi possível demonstrar uma representação visual de 23 movimentos básicos da Capoeira, sendo: 1. Ginga; 2. Esquiva Lateral; 3. Deslocamento em diagonal; 4. Esquiva básica; 5. Negativa; 6. Rolê; 7. Meia-lua de frente; 8. Armada; 9. Paralela; 10. Aú; 11.  Queixada; 12. Negativa invertida; 13. Passa-pras-costas; 14. Martelo; 15. Esquiva de Frente; 16. Meia-lua de compasso; 17. Finta da rasteira; 18. Rasteira; 19. Martelo de chão; 20. Rasteira de costas; 21. Confronto; 22. Ponteira e 23. Esquiva em diagonal. Conclui-se que a movimentação apresentada contempla o principal e fundamental movimento, que é a Ginga, assim como os movimentos de defesa, de ataque e de deslocamentos do corpo. Ainda, uma descrição pedagógica da movimentação foi realizada e considerou aspectos como função do movimento dentro do jogo de Capoeira, processo pedagógico de realização do movimento com início, desenvolvimento e finalização, bem como possibilidades sequenciais de movimentos a partir de cada um deles.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27/35Moreira, Sérgio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:20:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/27Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:20:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
title DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
spellingShingle DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
Moreira, Sérgio Rodrigues
Luta brasileira
Ensino
Ataques
Defesas
Continuidade
title_short DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
title_full DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
title_fullStr DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
title_full_unstemmed DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
title_sort DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
author Moreira, Sérgio Rodrigues
author_facet Moreira, Sérgio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sérgio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Luta brasileira
Ensino
Ataques
Defesas
Continuidade
topic Luta brasileira
Ensino
Ataques
Defesas
Continuidade
description Aspectos pedagógicos e sequenciais dos movimentos básicos da Capoeira merecem ser investigados, visando à contribuição com o campo acadêmico e prático relacionado à modalidade. Sendo assim, os objetivos do presente estudo foram: 1) descrever pedagogicamente os movimentos básicos utilizados na Capoeira e 2) sugerir possibilidades sequenciais, a partir desses movimentos, para serem utilizadas no jogo da Capoeira. A movimentação básica adotada para a análise descritiva foi fundamentada na Aula Básica Programada de Capoeira, que é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, de defesa e de deslocamentos do corpo. Foi possível demonstrar uma representação visual de 23 movimentos básicos da Capoeira, sendo: 1. Ginga; 2. Esquiva Lateral; 3. Deslocamento em diagonal; 4. Esquiva básica; 5. Negativa; 6. Rolê; 7. Meia-lua de frente; 8. Armada; 9. Paralela; 10. Aú; 11.  Queixada; 12. Negativa invertida; 13. Passa-pras-costas; 14. Martelo; 15. Esquiva de Frente; 16. Meia-lua de compasso; 17. Finta da rasteira; 18. Rasteira; 19. Martelo de chão; 20. Rasteira de costas; 21. Confronto; 22. Ponteira e 23. Esquiva em diagonal. Conclui-se que a movimentação apresentada contempla o principal e fundamental movimento, que é a Ginga, assim como os movimentos de defesa, de ataque e de deslocamentos do corpo. Ainda, uma descrição pedagógica da movimentação foi realizada e considerou aspectos como função do movimento dentro do jogo de Capoeira, processo pedagógico de realização do movimento com início, desenvolvimento e finalização, bem como possibilidades sequenciais de movimentos a partir de cada um deles.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27/35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487499907072