ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seidel Bortolotti, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Krause-Lemke, Cibele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427
Resumo: O presente estudo aborda a crescente oferta, ainda desordenada, do ensino de inglês para o público da Educação Infantil (EI). Essa área compreende dois âmbitos distintos: o dos saberes da Pedagogia e o de Letras Inglês, sendo que a formação para atuar com esse conhecimento e essas crianças ainda merece importantes discussões. Contudo, o que se propõe aqui é a abordagem dos métodos de ensino, das práticas de sala de aula para a satisfação da urgência que as discussões sobre o ensino de inglês na EI demandam. Dessa forma, realiza-se um estudo de revisão bibliográfica, primeiramente sobre essa oferta no cenário brasileiro de forma mais genérica, para na sequência apresentar os métodos que vêm sendo adotados em nível mundial para o ensino de línguas, até que adquiram características específicas para as crianças de até 6 anos. A partir desses conhecimentos, reflete-se sobre a possível aplicação de determinados métodos de ensino e o quanto condizem com as realidades encontradas no Brasil, até que irrompa a temática do Pós-método, opondo-se ao apego às teorias e valorizando o saber que o professor estabelece na prática cotidiana. Por fim, sugere-se que outros estudos se dediquem ao desenvolvimento de possibilidades de formação para os profissionais interessados nessa prática, bem como o aprofundamento das questões do Pós-método neste país, que apesar de sua ainda recente repercussão já demonstra implicações positivas para a aquisição de línguas.
id UNIVASF-1_60848cfef5e9df732e8d206e8693e8b9
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1427
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR? Ensino de inglêsEducação InfantilMétodos de ensino de línguasO presente estudo aborda a crescente oferta, ainda desordenada, do ensino de inglês para o público da Educação Infantil (EI). Essa área compreende dois âmbitos distintos: o dos saberes da Pedagogia e o de Letras Inglês, sendo que a formação para atuar com esse conhecimento e essas crianças ainda merece importantes discussões. Contudo, o que se propõe aqui é a abordagem dos métodos de ensino, das práticas de sala de aula para a satisfação da urgência que as discussões sobre o ensino de inglês na EI demandam. Dessa forma, realiza-se um estudo de revisão bibliográfica, primeiramente sobre essa oferta no cenário brasileiro de forma mais genérica, para na sequência apresentar os métodos que vêm sendo adotados em nível mundial para o ensino de línguas, até que adquiram características específicas para as crianças de até 6 anos. A partir desses conhecimentos, reflete-se sobre a possível aplicação de determinados métodos de ensino e o quanto condizem com as realidades encontradas no Brasil, até que irrompa a temática do Pós-método, opondo-se ao apego às teorias e valorizando o saber que o professor estabelece na prática cotidiana. Por fim, sugere-se que outros estudos se dediquem ao desenvolvimento de possibilidades de formação para os profissionais interessados nessa prática, bem como o aprofundamento das questões do Pós-método neste país, que apesar de sua ainda recente repercussão já demonstra implicações positivas para a aquisição de línguas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 88-1132177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427/1151Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeidel Bortolotti, FernandaKrause-Lemke, Cibele2022-10-04T10:58:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1427Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T10:58:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
title ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
spellingShingle ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
Seidel Bortolotti, Fernanda
Ensino de inglês
Educação Infantil
Métodos de ensino de línguas
title_short ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
title_full ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
title_fullStr ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
title_full_unstemmed ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
title_sort ENSINANDO INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (EM QUE) OS MÉTODOS PODEM CONTRIBUIR?
author Seidel Bortolotti, Fernanda
author_facet Seidel Bortolotti, Fernanda
Krause-Lemke, Cibele
author_role author
author2 Krause-Lemke, Cibele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seidel Bortolotti, Fernanda
Krause-Lemke, Cibele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês
Educação Infantil
Métodos de ensino de línguas
topic Ensino de inglês
Educação Infantil
Métodos de ensino de línguas
description O presente estudo aborda a crescente oferta, ainda desordenada, do ensino de inglês para o público da Educação Infantil (EI). Essa área compreende dois âmbitos distintos: o dos saberes da Pedagogia e o de Letras Inglês, sendo que a formação para atuar com esse conhecimento e essas crianças ainda merece importantes discussões. Contudo, o que se propõe aqui é a abordagem dos métodos de ensino, das práticas de sala de aula para a satisfação da urgência que as discussões sobre o ensino de inglês na EI demandam. Dessa forma, realiza-se um estudo de revisão bibliográfica, primeiramente sobre essa oferta no cenário brasileiro de forma mais genérica, para na sequência apresentar os métodos que vêm sendo adotados em nível mundial para o ensino de línguas, até que adquiram características específicas para as crianças de até 6 anos. A partir desses conhecimentos, reflete-se sobre a possível aplicação de determinados métodos de ensino e o quanto condizem com as realidades encontradas no Brasil, até que irrompa a temática do Pós-método, opondo-se ao apego às teorias e valorizando o saber que o professor estabelece na prática cotidiana. Por fim, sugere-se que outros estudos se dediquem ao desenvolvimento de possibilidades de formação para os profissionais interessados nessa prática, bem como o aprofundamento das questões do Pós-método neste país, que apesar de sua ainda recente repercussão já demonstra implicações positivas para a aquisição de línguas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1427/1151
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 88-113
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489150365696