REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095 |
Resumo: | Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar os thematas que promovem a construção das representações sociais de carreira dos profissionais jovens e mais velhos inseridos na área de negócios. Para isso, foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dados sociodemográficos para caracterização dos sujeitos e perguntas abertas para coleta de informações sobre o objeto social estudado. No procedimento de análise de dados, foi empregada a classificação hierárquica descendente por meio do software Iramuteq. A partir desta análise, concluiu-se que os thematas de base “Juventude/Velhice”, “Indivíduo/Sociedade” e “Futuro/Passado” exprimem as ideias-fonte que caracterizaram os resultados e demarcaram as discussões desta pesquisa. |
id |
UNIVASF-1_6636672e37fccb2767435f5781703768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2095 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRARepresentações SociaisCarreiraThematasProfissionais JovensProfissionais Mais VelhosEste estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar os thematas que promovem a construção das representações sociais de carreira dos profissionais jovens e mais velhos inseridos na área de negócios. Para isso, foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dados sociodemográficos para caracterização dos sujeitos e perguntas abertas para coleta de informações sobre o objeto social estudado. No procedimento de análise de dados, foi empregada a classificação hierárquica descendente por meio do software Iramuteq. A partir desta análise, concluiu-se que os thematas de base “Juventude/Velhice”, “Indivíduo/Sociedade” e “Futuro/Passado” exprimem as ideias-fonte que caracterizaram os resultados e demarcaram as discussões desta pesquisa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 346-3662177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095/1618https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095/1331Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSabadini, Greicede Oliveira Martins-Silva , PriscillaMissias-Moreira, Ramon 2024-01-15T18:56:26Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2095Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:56:26Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA Sabadini, Greice Representações Sociais Carreira Thematas Profissionais Jovens Profissionais Mais Velhos |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA |
author |
Sabadini, Greice |
author_facet |
Sabadini, Greice de Oliveira Martins-Silva , Priscilla Missias-Moreira, Ramon |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Martins-Silva , Priscilla Missias-Moreira, Ramon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabadini, Greice de Oliveira Martins-Silva , Priscilla Missias-Moreira, Ramon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Carreira Thematas Profissionais Jovens Profissionais Mais Velhos |
topic |
Representações Sociais Carreira Thematas Profissionais Jovens Profissionais Mais Velhos |
description |
Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar os thematas que promovem a construção das representações sociais de carreira dos profissionais jovens e mais velhos inseridos na área de negócios. Para isso, foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dados sociodemográficos para caracterização dos sujeitos e perguntas abertas para coleta de informações sobre o objeto social estudado. No procedimento de análise de dados, foi empregada a classificação hierárquica descendente por meio do software Iramuteq. A partir desta análise, concluiu-se que os thematas de base “Juventude/Velhice”, “Indivíduo/Sociedade” e “Futuro/Passado” exprimem as ideias-fonte que caracterizaram os resultados e demarcaram as discussões desta pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095/1618 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095/1331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 346-366 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486963036160 |