Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Espírito Santo, Edeil Reis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Ildemar Jorge, Alves, Maria Jaene da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista.
id UNIVASF-1_665fc1904b32adea5e2e8f604b03597e
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/334
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticasfichas e/ou roteiros de leituraobras paradidáticasníveis de compreensão do textoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334/217do Espírito Santo, Edeil ReisRodrigues, Ildemar JorgeAlves, Maria Jaene da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:49:20Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/334Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:49:20Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
title Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
spellingShingle Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
do Espírito Santo, Edeil Reis
fichas e/ou roteiros de leitura
obras paradidáticas
níveis de compreensão do texto
title_short Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
title_full Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
title_fullStr Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
title_full_unstemmed Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
title_sort Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
author do Espírito Santo, Edeil Reis
author_facet do Espírito Santo, Edeil Reis
Rodrigues, Ildemar Jorge
Alves, Maria Jaene da Silva
author_role author
author2 Rodrigues, Ildemar Jorge
Alves, Maria Jaene da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Espírito Santo, Edeil Reis
Rodrigues, Ildemar Jorge
Alves, Maria Jaene da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv fichas e/ou roteiros de leitura
obras paradidáticas
níveis de compreensão do texto
topic fichas e/ou roteiros de leitura
obras paradidáticas
níveis de compreensão do texto
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334/217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488068235264