Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista. |
id |
UNIVASF-1_665fc1904b32adea5e2e8f604b03597e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/334 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticasfichas e/ou roteiros de leituraobras paradidáticasníveis de compreensão do textoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334/217do Espírito Santo, Edeil ReisRodrigues, Ildemar JorgeAlves, Maria Jaene da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:49:20Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/334Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:49:20Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
title |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
spellingShingle |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas do Espírito Santo, Edeil Reis fichas e/ou roteiros de leitura obras paradidáticas níveis de compreensão do texto |
title_short |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
title_full |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
title_fullStr |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
title_full_unstemmed |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
title_sort |
Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas |
author |
do Espírito Santo, Edeil Reis |
author_facet |
do Espírito Santo, Edeil Reis Rodrigues, Ildemar Jorge Alves, Maria Jaene da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ildemar Jorge Alves, Maria Jaene da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Espírito Santo, Edeil Reis Rodrigues, Ildemar Jorge Alves, Maria Jaene da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fichas e/ou roteiros de leitura obras paradidáticas níveis de compreensão do texto |
topic |
fichas e/ou roteiros de leitura obras paradidáticas níveis de compreensão do texto |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334/217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488068235264 |