EFEITO DOS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E ACADÊMICOS SOBRE O ESTRESSE EM ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Lopes, Luciana Patrícia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Espíndola Santos, Camila, Alves de Vasconcelos, Danyella, Gomes de Medeiros, Silvia Elizabeth, Aires de Arruda, Gustavo, de Aquino, Jael Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2608
Resumo: Introdução: Ao sair da escola e adentrar em um curso superior pode acarretar diversas mudanças pessoais para o estudante, podendo este perceber o surgimento de ansiedade, insegurança, medo e consequentemente estresse. Ao se deparar com aspectos relacionados à organização curricular, vinculados às dificuldades no campo pessoal, bem como nos fatores sociodemográficos, acabam por se tornarem potenciais agentes estressores. Esta elevada demanda na qual os estudantes são imersos, parece interferir na saúde mental. Compreender os fatores sociodemográficos e acadêmicos que mais influenciam neste contexto sobre o estresse pode colaborar com o processo de planejamento dos cursos, bem como na estruturação de ações para a redução do estresse nessa população. Objetivo:  verificar o efeito dos aspectos sociodemográficos e acadêmicos sobre o estresse em alunos do curso de enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo quantitativo, desenvolvido com 218 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública. Realizou-se a aplicação de um instrumento com questões sociodemográficas e acadêmicas e outro denominado por Escala de Estresse Percebido-10. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-UPE e aprovado com o parecer nº 595.078-0. Resultados: foi constatada diferença estatística significativa entre o escore de estresse e o módulo do curso, com médio tamanho do efeito. O teste post-hoc identificou que o escore do 3° módulo foi significativamente superior ao do 2° módulo. Os módulos com práticas hospitalares tiveram escore de estresse significativamente maior de estresse, com médio tamanho de efeito. Conclusão: foi identificada a influência entre o módulo do curso e as práticas hospitalares sobre o estresse percebido. Estes achados podem auxiliar na elaboração de estratégias de enfrentamento do estresse e da manutenção da saúde de universitários.
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