CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos. |
id |
UNIVASF-1_8442962d60dd5639fb358aa8259f7d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/308 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIAContrato didáticoAção comunicativaEducação a distânciaEste artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 5 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308/190Lima Santos, Iva Autina CavalcanteTeles, Edilane Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:42:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/308Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:42:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
title |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA Lima Santos, Iva Autina Cavalcante Contrato didático Ação comunicativa Educação a distância |
title_short |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
title_full |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
title_sort |
CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA |
author |
Lima Santos, Iva Autina Cavalcante |
author_facet |
Lima Santos, Iva Autina Cavalcante Teles, Edilane Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Teles, Edilane Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Santos, Iva Autina Cavalcante Teles, Edilane Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contrato didático Ação comunicativa Educação a distância |
topic |
Contrato didático Ação comunicativa Educação a distância |
description |
Este artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 5 (2014) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488033632256 |