IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39 |
Resumo: | A interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que visa à integração, o diálogo, entre as diferentes áreas do saber, superando a concepção fragmentada e tradicional do currículo e contribuindo para uma educação integral. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza no ensino médio. Esse estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como ponto de partida as bases legais para o ensino médio: Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza. Além disso, foram analisados livros e artigos científicos, identificando experiências interdisciplinares na referida área, bem como resultados e as dificuldades encontradas pelos professores para desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Ao final desse estudo conclui-se que a interdisciplinaridade é importante e necessária para integrar as diferentes áreas do saber, mas ainda são muitos os desafios para que a escola efetive tais práticas. |
id |
UNIVASF-1_a1ccfe1cbfb3e7b7f372dfb6a3f17f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/39 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIOEnsino MédioInterdisciplinaridadeEducaçãoCiências da NaturezaA interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que visa à integração, o diálogo, entre as diferentes áreas do saber, superando a concepção fragmentada e tradicional do currículo e contribuindo para uma educação integral. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza no ensino médio. Esse estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como ponto de partida as bases legais para o ensino médio: Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza. Além disso, foram analisados livros e artigos científicos, identificando experiências interdisciplinares na referida área, bem como resultados e as dificuldades encontradas pelos professores para desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Ao final desse estudo conclui-se que a interdisciplinaridade é importante e necessária para integrar as diferentes áreas do saber, mas ainda são muitos os desafios para que a escola efetive tais práticas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39/46Silva, Ana Lourdes Moreno RodriguesMagalhães, Kedmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:25:17Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/39Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:25:17Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
title |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO Silva, Ana Lourdes Moreno Rodrigues Ensino Médio Interdisciplinaridade Educação Ciências da Natureza |
title_short |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Silva, Ana Lourdes Moreno Rodrigues |
author_facet |
Silva, Ana Lourdes Moreno Rodrigues Magalhães, Kedma |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Kedma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Lourdes Moreno Rodrigues Magalhães, Kedma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Interdisciplinaridade Educação Ciências da Natureza |
topic |
Ensino Médio Interdisciplinaridade Educação Ciências da Natureza |
description |
A interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que visa à integração, o diálogo, entre as diferentes áreas do saber, superando a concepção fragmentada e tradicional do currículo e contribuindo para uma educação integral. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza no ensino médio. Esse estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como ponto de partida as bases legais para o ensino médio: Lei de Diretrizes e Bases (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM); e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências da Natureza. Além disso, foram analisados livros e artigos científicos, identificando experiências interdisciplinares na referida área, bem como resultados e as dificuldades encontradas pelos professores para desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Ao final desse estudo conclui-se que a interdisciplinaridade é importante e necessária para integrar as diferentes áreas do saber, mas ainda são muitos os desafios para que a escola efetive tais práticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/39/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487516684288 |