PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino? O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos. |
id |
UNIVASF-1_a237a7bef0a5ad569d2aabbbb9d4ebf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1650 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE Planejamento EducacionalPlanejamento EscolarPlanejamento de EnsinoO artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino? O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650/1574Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHegeto, Léia de CássiaSoares da Silva, YanPontes de Lima, PalomaMartins da Silva Filho, Rodrigode Oliveira Bieco Braga, RamonRosina Calazans Larke, Ingrid2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1650Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
title |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE Hegeto, Léia de Cássia Planejamento Educacional Planejamento Escolar Planejamento de Ensino |
title_short |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
title_full |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
title_sort |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE |
author |
Hegeto, Léia de Cássia |
author_facet |
Hegeto, Léia de Cássia Soares da Silva, Yan Pontes de Lima, Paloma Martins da Silva Filho, Rodrigo de Oliveira Bieco Braga, Ramon Rosina Calazans Larke, Ingrid |
author_role |
author |
author2 |
Soares da Silva, Yan Pontes de Lima, Paloma Martins da Silva Filho, Rodrigo de Oliveira Bieco Braga, Ramon Rosina Calazans Larke, Ingrid |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hegeto, Léia de Cássia Soares da Silva, Yan Pontes de Lima, Paloma Martins da Silva Filho, Rodrigo de Oliveira Bieco Braga, Ramon Rosina Calazans Larke, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Educacional Planejamento Escolar Planejamento de Ensino |
topic |
Planejamento Educacional Planejamento Escolar Planejamento de Ensino |
description |
O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino? O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650/1574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486859227136 |