PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hegeto, Léia de Cássia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares da Silva, Yan, Pontes de Lima, Paloma, Martins da Silva Filho, Rodrigo, de Oliveira Bieco Braga, Ramon, Rosina Calazans Larke, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650
Resumo: O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino?  O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos.  
id UNIVASF-1_a237a7bef0a5ad569d2aabbbb9d4ebf9
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1650
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE Planejamento EducacionalPlanejamento EscolarPlanejamento de EnsinoO artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino?  O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650/1574Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHegeto, Léia de CássiaSoares da Silva, YanPontes de Lima, PalomaMartins da Silva Filho, Rodrigode Oliveira Bieco Braga, RamonRosina Calazans Larke, Ingrid2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1650Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
title PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
spellingShingle PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
Hegeto, Léia de Cássia
Planejamento Educacional
Planejamento Escolar
Planejamento de Ensino
title_short PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
title_full PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
title_fullStr PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
title_sort PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE
author Hegeto, Léia de Cássia
author_facet Hegeto, Léia de Cássia
Soares da Silva, Yan
Pontes de Lima, Paloma
Martins da Silva Filho, Rodrigo
de Oliveira Bieco Braga, Ramon
Rosina Calazans Larke, Ingrid
author_role author
author2 Soares da Silva, Yan
Pontes de Lima, Paloma
Martins da Silva Filho, Rodrigo
de Oliveira Bieco Braga, Ramon
Rosina Calazans Larke, Ingrid
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hegeto, Léia de Cássia
Soares da Silva, Yan
Pontes de Lima, Paloma
Martins da Silva Filho, Rodrigo
de Oliveira Bieco Braga, Ramon
Rosina Calazans Larke, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Educacional
Planejamento Escolar
Planejamento de Ensino
topic Planejamento Educacional
Planejamento Escolar
Planejamento de Ensino
description O artigo tem como objetivo refletir de uma forma crítica e pluralista sobre a importância do planejamento educacional, escolar e de ensino na formação e prática do pedagogo e professor a partir das pesquisas realizadas na área educacional e pedagógica. Parte-se da ideia de que o planejamento norteia o trabalho de professores e pedagogos e que a partir das intencionalidades postas no planejamento e baseadas na realidade, pode-se traçar objetivos para alcançar uma educação mais justa e de qualidade. Na pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: O que tratam as pesquisas sobre planejamento educacional, escolar e de ensino?  O ponto de partida foi verificar quais têm sido as principais contribuições do planejamento na prática de pedagogos e professores. Compreende-se que os referenciais teóricos sobre a temática contribuem para um maior aprofundamento na área. Os teóricos utilizados foram: Vasconcellos (2019), Libâneo (2001; 2016), Veiga (1996), Azambuja (2002), Klosouski e Reali (2008) e Villani (1991), entre outros. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão teórica, sobre o tema planejamento escolar e de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por pesquisas e artigos produzidos sobre o planejamento na atuação do pedagogo e docente. Como resultados, verificou-se que o planejamento é um elemento imprescindível na organização do trabalho pedagógico. Essa premissa é uma condição para que ocorra uma educação inclusiva, referenciada e de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar a partir dos artigos analisados que há de certo modo uma visão reducionista e burocratizada sobre o planejamento e que é necessária a compreensão entre o planejamento e a realidade em que o docente e estudante estão inseridos.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1650/1574
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486859227136