MAL-ESTAR DOCENTE: QUANDO A PRÁTICA COMPROMETE A SAUDE DO PROFESSOR
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/318 |
Resumo: | Esse trabalho objetivou compreender como se apresenta o mal-estar na prática pedagógica de professores de escolas públicas num município brasileiro. A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico. Discutir a temática mal-estar docente foi considerado importante, pois, no mundo pós-moderno, novos cenários vêm se redefinindo com o capitalismo mundial integrado e produção de novas tecnologias. Os dados analisados apontam que essas mudanças refletem na reestruturação e reforma dos sistemas educativos, promovendo o aumento da tensão na prática do professor, elevando o nível de responsabilidades dos educadores. Nesse contexto, compreende-se que o trabalho docente vem se configurando como um trabalho complexo, envolvendo inúmeras problemáticas, desde as transformações contemporâneas vivenciadas pela sociedade até questões cotidianas na sala de aula, afetando diretamente a saúde do professor. |
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