DO GAMÃO AO GAMÃO TRIGONOMÉTRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Elisangela Bastos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves de Lima , Luciana, Celeste Melo de Souza , Laura, Arcanjo Lisboa de Oliveira , Alessandra, Mendes Barboza, Eudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1310
Resumo: O jogo Gamão Trigonométrico, como produto educacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), foi desenvolvido na parceria entre professores e estudantes da universidade (grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino - LACAPE) e de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. No processo de construção desse jogo, tomamos por norte teórico-metodológico pressupostos da Abordagem Instrumental e da Teoria Antropológica do Didático. O Gamão Trigonométrico é composto por uma variedade de tarefas e técnicas relacionadas ao tema Razões Trigonométricas, além de ocasionar a mobilização de várias habilidades cognitivas. Dentre os resultados, apresentamos alguns elementos de sua gênese instrumental, por bolsistas do Pibid, além do relato de alguns estudantes do ensino médio acerca de seu primeiro contato com esse jogo.  
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