COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Teles, Edilane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa , Suéller, de Almeida Campana, Adriana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255
Resumo: O presente texto tem como objetivo promover uma reflexão sobre investigações e práticas construídas na interface Comunicação e Educação, a partir de um levantamento de proposições pontuais sobre a interseção infância, mídias e tecnologias. Para tanto, parte da reflexão de que este é um tema urgente, pois para lidar com os construtos, aprendizagens e linguagens das crianças e adolescentes hoje, é preciso compreender os processos, as interações e as mediações com os dispositivos eletrônicos de última geração, os quais ganharam uma nova dimensão no contexto atual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a realizar o distanciamento social, tencionando ainda mais estas relações pelo aumento nos usos, que encontram-se por entender-se junto aos diversos segmentos e grupos, familiar, escolar e da sociedade em geral, que atuam e cuidam dos espaços-tempos formativos/educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa, que busca interpretar os estudos sobre a interseção, aliada à observação empírica em contextos familiares e escolares, incluindo o ensino remoto.
id UNIVASF-1_b11efbd017c9caf62f938ed4e09425bb
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1255
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIASInfânciaMídias e TecnologiasFormaçãoInterfacePráticasO presente texto tem como objetivo promover uma reflexão sobre investigações e práticas construídas na interface Comunicação e Educação, a partir de um levantamento de proposições pontuais sobre a interseção infância, mídias e tecnologias. Para tanto, parte da reflexão de que este é um tema urgente, pois para lidar com os construtos, aprendizagens e linguagens das crianças e adolescentes hoje, é preciso compreender os processos, as interações e as mediações com os dispositivos eletrônicos de última geração, os quais ganharam uma nova dimensão no contexto atual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a realizar o distanciamento social, tencionando ainda mais estas relações pelo aumento nos usos, que encontram-se por entender-se junto aos diversos segmentos e grupos, familiar, escolar e da sociedade em geral, que atuam e cuidam dos espaços-tempos formativos/educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa, que busca interpretar os estudos sobre a interseção, aliada à observação empírica em contextos familiares e escolares, incluindo o ensino remoto.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 660-6862177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255/875Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Teles, EdilaneCosta , Suéller de Almeida Campana, Adriana Maria 2020-11-10T17:02:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1255Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
title COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
spellingShingle COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
Carvalho Teles, Edilane
Infância
Mídias e Tecnologias
Formação
Interface
Práticas
title_short COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
title_full COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
title_fullStr COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
title_sort COMPREENSÕES SOBRE A INSERÇÃO INFÂNCIA, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
author Carvalho Teles, Edilane
author_facet Carvalho Teles, Edilane
Costa , Suéller
de Almeida Campana, Adriana Maria
author_role author
author2 Costa , Suéller
de Almeida Campana, Adriana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Teles, Edilane
Costa , Suéller
de Almeida Campana, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Mídias e Tecnologias
Formação
Interface
Práticas
topic Infância
Mídias e Tecnologias
Formação
Interface
Práticas
description O presente texto tem como objetivo promover uma reflexão sobre investigações e práticas construídas na interface Comunicação e Educação, a partir de um levantamento de proposições pontuais sobre a interseção infância, mídias e tecnologias. Para tanto, parte da reflexão de que este é um tema urgente, pois para lidar com os construtos, aprendizagens e linguagens das crianças e adolescentes hoje, é preciso compreender os processos, as interações e as mediações com os dispositivos eletrônicos de última geração, os quais ganharam uma nova dimensão no contexto atual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a realizar o distanciamento social, tencionando ainda mais estas relações pelo aumento nos usos, que encontram-se por entender-se junto aos diversos segmentos e grupos, familiar, escolar e da sociedade em geral, que atuam e cuidam dos espaços-tempos formativos/educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa, que busca interpretar os estudos sobre a interseção, aliada à observação empírica em contextos familiares e escolares, incluindo o ensino remoto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1255/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 660-686
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489066479616