A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Sodré, Euristela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cavalcante Borges de Sousa, Lucivanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171
Resumo: A queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.
id UNIVASF-1_b80a32b3a527fa6ec9f62c5590805a22
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2171
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTALqueixa escolareducadorespsicologia histórico-culturalpedagogia histórico-críticaescola públicaA queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 232-2592177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171/1630https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171/1489Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Sodré, EuristelaCavalcante Borges de Sousa, Lucivanda2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2171Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Barreto Sodré, Euristela
queixa escolar
educadores
psicologia histórico-cultural
pedagogia histórico-crítica
escola pública
title_short A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Barreto Sodré, Euristela
author_facet Barreto Sodré, Euristela
Cavalcante Borges de Sousa, Lucivanda
author_role author
author2 Cavalcante Borges de Sousa, Lucivanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Sodré, Euristela
Cavalcante Borges de Sousa, Lucivanda
dc.subject.por.fl_str_mv queixa escolar
educadores
psicologia histórico-cultural
pedagogia histórico-crítica
escola pública
topic queixa escolar
educadores
psicologia histórico-cultural
pedagogia histórico-crítica
escola pública
description A queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171/1630
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171/1489
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 232-259
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486977716224