INSERÇÃO DE GRADUANDOS EM FISIOTERAPIA NA UTI: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Naiara Kássia Macêdo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passos, Diógenes Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/513
Resumo: As diretrizes curriculares dos cursos de Fisioterapia asseguram uma formação generalista, tornando os estudantes aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde. A experiência no estágio em terapia intensiva proporciona ao acadêmico desenvolver competências técnicas e humanas para atendimento ao paciente crítico, muitas vezes com disfunções múltiplas de órgãos e risco de morte, habilidades essas que são pertinentes à sua formação enquanto fisioterapeuta generalista. Objetivo: Relatar a vivência adquirida no estágio supervisionado de fisioterapia na unidade de terapia intensiva (UTI). Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva do tipo relato de experiência. Resultados: Houve a oportunidade de lidar com muitas questões que antes eram somente descritas na teoria, relacionadas ao processo de morte, humanização na assistência, cuidados paliativos, morte encefálica, processo de doação de órgãos, trabalho multi e interdisciplinar na tomada de decisões, dentre outros. A experiência evidenciou a importância do estágio para formação generalista, uma vez que promoveu ampliação não apenas de conhecimentos específicos ligados à Fisioterapia e suas respectivas condutas, mas também na construção de um profissional mais humanizado, ético e mais sensível, salientando o processo de cuidar como algo que envolve diferentes saberes na construção de um plano terapêutico. Conclusões: Pôde-se perceber o crescimento vivenciado tanto pelos alunos que demonstraram maior preocupação no cuidar e domínio dos temas nas rodas de conversas quanto da supervisora que se tornou mais próxima das necessidades dos alunos, tentando facilitar o ensino-aprendizagem.
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