A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Francisco Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marinho, Andrea, Silva, Renan Antonio da, Bonini, Luci Mendes de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446
Resumo: Estuda-se o papel da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), sediada na cidade de Guararema, estado de São Paulo, na vida e na educação de membros de movimentos sociais diversos, incluindo, se aí, o Movimento Sem Terra (MST). O estudo tem como objetivo descrever a educação Escola Nacional Florestan Fernandes por meio das narrativas dos estudantes que demonstram como ocorre a formação de lideranças do Movimento Sem Terra. Este trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa de corte transversal em que, além do material bibliográfico, desenvolveu entrevistas com cinco discentes, uma coordenadora geral e um coordenador pedagógico. Os participantes foram selecionados a partir dos sujeitos que se encontravam na ENFF nos meses de março a abril de 2017. As entrevistas foram de natureza individual e em determinados aspectos foram estruturadas com questões previamente formuladas, mas também como oportunidades de falas abertas. Resultados demonstraram que alunos e educadores buscam a emancipação por meio de uma consciência crítica do papel da educação para um sujeito que crie sua própria história.  
id UNIVASF-1_bce6baeb970784dda94578f76ec23590
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/446
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.Movimentos SociaisEducação problematizadoraFormação políticaConsciência críticaEstuda-se o papel da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), sediada na cidade de Guararema, estado de São Paulo, na vida e na educação de membros de movimentos sociais diversos, incluindo, se aí, o Movimento Sem Terra (MST). O estudo tem como objetivo descrever a educação Escola Nacional Florestan Fernandes por meio das narrativas dos estudantes que demonstram como ocorre a formação de lideranças do Movimento Sem Terra. Este trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa de corte transversal em que, além do material bibliográfico, desenvolveu entrevistas com cinco discentes, uma coordenadora geral e um coordenador pedagógico. Os participantes foram selecionados a partir dos sujeitos que se encontravam na ENFF nos meses de março a abril de 2017. As entrevistas foram de natureza individual e em determinados aspectos foram estruturadas com questões previamente formuladas, mas também como oportunidades de falas abertas. Resultados demonstraram que alunos e educadores buscam a emancipação por meio de uma consciência crítica do papel da educação para um sujeito que crie sua própria história.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 137-1522177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446/784Franco, Francisco CarlosMarinho, AndreaSilva, Renan Antonio daBonini, Luci Mendes de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-09T18:17:10Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/446Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-04-09T18:17:10Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
title A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
spellingShingle A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
Franco, Francisco Carlos
Movimentos Sociais
Educação problematizadora
Formação política
Consciência crítica
title_short A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
title_full A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
title_fullStr A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
title_sort A EDUCAÇÃO CRÍTICA NA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES - GUARAREMA, SÃO PAULO: NARRATIVAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO.
author Franco, Francisco Carlos
author_facet Franco, Francisco Carlos
Marinho, Andrea
Silva, Renan Antonio da
Bonini, Luci Mendes de Melo
author_role author
author2 Marinho, Andrea
Silva, Renan Antonio da
Bonini, Luci Mendes de Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Francisco Carlos
Marinho, Andrea
Silva, Renan Antonio da
Bonini, Luci Mendes de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos Sociais
Educação problematizadora
Formação política
Consciência crítica
topic Movimentos Sociais
Educação problematizadora
Formação política
Consciência crítica
description Estuda-se o papel da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), sediada na cidade de Guararema, estado de São Paulo, na vida e na educação de membros de movimentos sociais diversos, incluindo, se aí, o Movimento Sem Terra (MST). O estudo tem como objetivo descrever a educação Escola Nacional Florestan Fernandes por meio das narrativas dos estudantes que demonstram como ocorre a formação de lideranças do Movimento Sem Terra. Este trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa de corte transversal em que, além do material bibliográfico, desenvolveu entrevistas com cinco discentes, uma coordenadora geral e um coordenador pedagógico. Os participantes foram selecionados a partir dos sujeitos que se encontravam na ENFF nos meses de março a abril de 2017. As entrevistas foram de natureza individual e em determinados aspectos foram estruturadas com questões previamente formuladas, mas também como oportunidades de falas abertas. Resultados demonstraram que alunos e educadores buscam a emancipação por meio de uma consciência crítica do papel da educação para um sujeito que crie sua própria história.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/446/784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 137-152
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488439431168