DESENVOLVIMENTO CURRICULAR INTERCULTURAL E RECONHECIMENTO ÉTNICO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/279 |
Resumo: | Este estudo descreve a experiência de desenvolvimento curricular realizada por professores representantes de povos indígenas e quilombolas de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) nas oficinas do curso de formação continuada - Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante, onde se construiu o Projeto Político-Pedagógico - PPP da Especialização em Educação Intercultural. Utilizando elementos da Pesquisa Alternativa, foi possível compreender os desafios na construção de um currículo que possa auxiliar na problematização e superação de práticas curriculares hegemônicas, que ainda predominam na elaboração de políticas voltadas à educação escolar de populações indígenas e quilombolas no Brasil. Desse modo, o curso constitui-se pelo reconhecimento na proposição intercultural de uma justiça epistemológica, social e curricular para esses povos e, portanto, apresenta alternativas para se (re)pensar práticas relacionadas com a educação escolar indígena e quilombola no país. |
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Este estudo descreve a experiência de desenvolvimento curricular realizada por professores representantes de povos indígenas e quilombolas de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) nas oficinas do curso de formação continuada - Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante, onde se construiu o Projeto Político-Pedagógico - PPP da Especialização em Educação Intercultural. Utilizando elementos da Pesquisa Alternativa, foi possível compreender os desafios na construção de um currículo que possa auxiliar na problematização e superação de práticas curriculares hegemônicas, que ainda predominam na elaboração de políticas voltadas à educação escolar de populações indígenas e quilombolas no Brasil. Desse modo, o curso constitui-se pelo reconhecimento na proposição intercultural de uma justiça epistemológica, social e curricular para esses povos e, portanto, apresenta alternativas para se (re)pensar práticas relacionadas com a educação escolar indígena e quilombola no país. |
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