EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim Pires, Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pimentel Figueredo Primo , Cesár, Santana Pereira , Poliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340
Resumo: Este trabalho é resultado das experiências docentes desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas Escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Jequié/BA, nos anos de 2015/2016, associadas ao Subprojeto da disciplina Educação Física, na linha de ação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo: refletir sobre a formação docente desses estudantes e a realidade escolar. Utilizamos a observação sistemática das intervenções, a fim de traçar um paralelo entre as atividades escolares desenvolvidas e a abordagem curricular na formação inicial do estudante (bolsista) na Universidade. Constatamos discrepâncias entre a formação acadêmica e a prática docente desenvolvida na escola; identificamos especificidades como o rejuvenescimento da população escolar em questão; evidenciamos uma baixa participação das mulheres nas aulas e a necessidade de abordagem de conteúdos e metodologias próprias para a modalidade escolar em questão.
id UNIVASF-1_c4162a9309f35d6e470de19f3c6c1df9
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1340
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTEEducacão físicaEJACurrículoEste trabalho é resultado das experiências docentes desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas Escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Jequié/BA, nos anos de 2015/2016, associadas ao Subprojeto da disciplina Educação Física, na linha de ação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo: refletir sobre a formação docente desses estudantes e a realidade escolar. Utilizamos a observação sistemática das intervenções, a fim de traçar um paralelo entre as atividades escolares desenvolvidas e a abordagem curricular na formação inicial do estudante (bolsista) na Universidade. Constatamos discrepâncias entre a formação acadêmica e a prática docente desenvolvida na escola; identificamos especificidades como o rejuvenescimento da população escolar em questão; evidenciamos uma baixa participação das mulheres nas aulas e a necessidade de abordagem de conteúdos e metodologias próprias para a modalidade escolar em questão.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 344-3602177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340/1136Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGondim Pires, Roberto Pimentel Figueredo Primo , Cesár Santana Pereira , Poliana 2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1340Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Gondim Pires, Roberto
Educacão física
EJA
Currículo
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: REFLEXÕES ENTRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE
author Gondim Pires, Roberto
author_facet Gondim Pires, Roberto
Pimentel Figueredo Primo , Cesár
Santana Pereira , Poliana
author_role author
author2 Pimentel Figueredo Primo , Cesár
Santana Pereira , Poliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim Pires, Roberto
Pimentel Figueredo Primo , Cesár
Santana Pereira , Poliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educacão física
EJA
Currículo
topic Educacão física
EJA
Currículo
description Este trabalho é resultado das experiências docentes desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas Escolas da rede pública estadual de ensino, na cidade de Jequié/BA, nos anos de 2015/2016, associadas ao Subprojeto da disciplina Educação Física, na linha de ação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo: refletir sobre a formação docente desses estudantes e a realidade escolar. Utilizamos a observação sistemática das intervenções, a fim de traçar um paralelo entre as atividades escolares desenvolvidas e a abordagem curricular na formação inicial do estudante (bolsista) na Universidade. Constatamos discrepâncias entre a formação acadêmica e a prática docente desenvolvida na escola; identificamos especificidades como o rejuvenescimento da população escolar em questão; evidenciamos uma baixa participação das mulheres nas aulas e a necessidade de abordagem de conteúdos e metodologias próprias para a modalidade escolar em questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1340/1136
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 344-360
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489098985472