DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364 |
Resumo: | Esse escrito tem como finalidade tecer reflexões sobre as categorias documento/monumento a partir das ideias de Michel Foucault e de Jacques Le Goff. Para problematizar o diálogo, se junta filosofia e história tentando possibilitar uma compreensão da arqueologia ou quem sabe uma arqueologia do saber e do texto documento/monumento, capítulo que compõe a “História e Memória”. Os conceitos tecidos nesse artigo serão pensados a partir da historiografia foucaultiana e legoffiana, investigando as definições, os aspectos e os procedimentos para que desse modo, se potencialize e articule a pesquisa nos campos da história da educação e da história da Educação Profissional (EP). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a compreensão das categorias mencionadas, sendo também realizada a Análise Temática por meio da distinção das ideias centrais das secundárias; problematizações e proposições, conforme recomendação de Severino (2007). Com este trabalho pode-se concluir que as categorias documento/monumento teorizadas por Michel Foucault e Jacques Le Goff possibilitam uma nova forma de fazer história, assim como antes a arqueologia tendia à história, podendo-se dizer, jogando um pouco com as palavras, que a história, tecida no campo da nova história cultural e da história cultural, tende para a arqueologia, assim como para a descrição intrínseca do monumento. |
id |
UNIVASF-1_cf8bca62efb11dd59391d857bae2eee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1364 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP)Documento/monumentoHistória da EducaçãoHistória da Educação ProfissionalEsse escrito tem como finalidade tecer reflexões sobre as categorias documento/monumento a partir das ideias de Michel Foucault e de Jacques Le Goff. Para problematizar o diálogo, se junta filosofia e história tentando possibilitar uma compreensão da arqueologia ou quem sabe uma arqueologia do saber e do texto documento/monumento, capítulo que compõe a “História e Memória”. Os conceitos tecidos nesse artigo serão pensados a partir da historiografia foucaultiana e legoffiana, investigando as definições, os aspectos e os procedimentos para que desse modo, se potencialize e articule a pesquisa nos campos da história da educação e da história da Educação Profissional (EP). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a compreensão das categorias mencionadas, sendo também realizada a Análise Temática por meio da distinção das ideias centrais das secundárias; problematizações e proposições, conforme recomendação de Severino (2007). Com este trabalho pode-se concluir que as categorias documento/monumento teorizadas por Michel Foucault e Jacques Le Goff possibilitam uma nova forma de fazer história, assim como antes a arqueologia tendia à história, podendo-se dizer, jogando um pouco com as palavras, que a história, tecida no campo da nova história cultural e da história cultural, tende para a arqueologia, assim como para a descrição intrínseca do monumento.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 475-4952177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364/1091Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Costa, Antonio Maxdo Nascimento, José Mateus2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1364Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
title |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
spellingShingle |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) Ferreira da Costa, Antonio Max Documento/monumento História da Educação História da Educação Profissional |
title_short |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
title_full |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
title_fullStr |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
title_full_unstemmed |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
title_sort |
DOCUMENTO/MONUMENTO: REFLEXÕES TECIDAS A PARTIR DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E JACQUES LE GOFF PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP) |
author |
Ferreira da Costa, Antonio Max |
author_facet |
Ferreira da Costa, Antonio Max do Nascimento, José Mateus |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, José Mateus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira da Costa, Antonio Max do Nascimento, José Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documento/monumento História da Educação História da Educação Profissional |
topic |
Documento/monumento História da Educação História da Educação Profissional |
description |
Esse escrito tem como finalidade tecer reflexões sobre as categorias documento/monumento a partir das ideias de Michel Foucault e de Jacques Le Goff. Para problematizar o diálogo, se junta filosofia e história tentando possibilitar uma compreensão da arqueologia ou quem sabe uma arqueologia do saber e do texto documento/monumento, capítulo que compõe a “História e Memória”. Os conceitos tecidos nesse artigo serão pensados a partir da historiografia foucaultiana e legoffiana, investigando as definições, os aspectos e os procedimentos para que desse modo, se potencialize e articule a pesquisa nos campos da história da educação e da história da Educação Profissional (EP). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a compreensão das categorias mencionadas, sendo também realizada a Análise Temática por meio da distinção das ideias centrais das secundárias; problematizações e proposições, conforme recomendação de Severino (2007). Com este trabalho pode-se concluir que as categorias documento/monumento teorizadas por Michel Foucault e Jacques Le Goff possibilitam uma nova forma de fazer história, assim como antes a arqueologia tendia à história, podendo-se dizer, jogando um pouco com as palavras, que a história, tecida no campo da nova história cultural e da história cultural, tende para a arqueologia, assim como para a descrição intrínseca do monumento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1364/1091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 475-495 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489112616960 |