TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornellas, Larissa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ornellas, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135
Resumo: O artigo: tempo de quarentena: morte e vida anunciadas é constituído de base teórica inscrita pelo enlace entre alguns conceitos psicanalíticos e a abordagem processual da teoria das representações sociais. O artigo apresenta alguns mecanismos de defesa no intuito de amenizar o sofrimento físico, psíquico e social que acomete o ser humano face a um cenário pandêmico. A particularidade desta crise é ser planetária, mundial na medida em que a crise atravessa fronteiras, barreiras culturais, econômicas, políticas, sociais e afetivas e coloca o sujeito face a sua inexorabilidade, sua impotência, sua finitude. O Covid-19 é o nome do sintoma social, efeito do mal-estar na civilização, faz inscrição e laço no discurso social. É esse mesmo laço que rege o discurso capitalista, o gozo pelos excessos produzidos no sistema, quando comanda o sintoma social que faz padecer a humanidade. Em tempo da quarentena maturamos o exercício de se pensar a consigna sanitária de « ficar em casa », esta nos obriga a olhar para a condição de ser da falta, essa nos é constitutiva, posto que somos prisioneiros de nós mesmos, e do outro ao qual nos alienamos. Diante da atualidade e complexidade do fenômeno, faz-se preciso observar o desenrolar dos fatos, na tentativa de costurar um tecido social a partir dos fios soltos das experiências subjetivas vividas que vão se elaborando no après-coup da realidade fenomênica atual marcada pela ressignificação dos ciclos da vida.
id UNIVASF-1_d427c6e6c9e63e2aba9eb3be988c02a7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1135
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADASPandemiaCovid-19Discurso SocialSubjetividadeCiclo VitalO artigo: tempo de quarentena: morte e vida anunciadas é constituído de base teórica inscrita pelo enlace entre alguns conceitos psicanalíticos e a abordagem processual da teoria das representações sociais. O artigo apresenta alguns mecanismos de defesa no intuito de amenizar o sofrimento físico, psíquico e social que acomete o ser humano face a um cenário pandêmico. A particularidade desta crise é ser planetária, mundial na medida em que a crise atravessa fronteiras, barreiras culturais, econômicas, políticas, sociais e afetivas e coloca o sujeito face a sua inexorabilidade, sua impotência, sua finitude. O Covid-19 é o nome do sintoma social, efeito do mal-estar na civilização, faz inscrição e laço no discurso social. É esse mesmo laço que rege o discurso capitalista, o gozo pelos excessos produzidos no sistema, quando comanda o sintoma social que faz padecer a humanidade. Em tempo da quarentena maturamos o exercício de se pensar a consigna sanitária de « ficar em casa », esta nos obriga a olhar para a condição de ser da falta, essa nos é constitutiva, posto que somos prisioneiros de nós mesmos, e do outro ao qual nos alienamos. Diante da atualidade e complexidade do fenômeno, faz-se preciso observar o desenrolar dos fatos, na tentativa de costurar um tecido social a partir dos fios soltos das experiências subjetivas vividas que vão se elaborando no après-coup da realidade fenomênica atual marcada pela ressignificação dos ciclos da vida.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 17-352177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135/848Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrnellas, Larissa Ornellas, Maria de Lourdes 2020-11-10T14:27:52Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1135Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:27:52Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
title TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
spellingShingle TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
Ornellas, Larissa
Pandemia
Covid-19
Discurso Social
Subjetividade
Ciclo Vital
title_short TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
title_full TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
title_fullStr TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
title_full_unstemmed TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
title_sort TEMPO DE QUARENTENA: MORTE E VIDA ANUNCIADAS
author Ornellas, Larissa
author_facet Ornellas, Larissa
Ornellas, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Ornellas, Maria de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ornellas, Larissa
Ornellas, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Covid-19
Discurso Social
Subjetividade
Ciclo Vital
topic Pandemia
Covid-19
Discurso Social
Subjetividade
Ciclo Vital
description O artigo: tempo de quarentena: morte e vida anunciadas é constituído de base teórica inscrita pelo enlace entre alguns conceitos psicanalíticos e a abordagem processual da teoria das representações sociais. O artigo apresenta alguns mecanismos de defesa no intuito de amenizar o sofrimento físico, psíquico e social que acomete o ser humano face a um cenário pandêmico. A particularidade desta crise é ser planetária, mundial na medida em que a crise atravessa fronteiras, barreiras culturais, econômicas, políticas, sociais e afetivas e coloca o sujeito face a sua inexorabilidade, sua impotência, sua finitude. O Covid-19 é o nome do sintoma social, efeito do mal-estar na civilização, faz inscrição e laço no discurso social. É esse mesmo laço que rege o discurso capitalista, o gozo pelos excessos produzidos no sistema, quando comanda o sintoma social que faz padecer a humanidade. Em tempo da quarentena maturamos o exercício de se pensar a consigna sanitária de « ficar em casa », esta nos obriga a olhar para a condição de ser da falta, essa nos é constitutiva, posto que somos prisioneiros de nós mesmos, e do outro ao qual nos alienamos. Diante da atualidade e complexidade do fenômeno, faz-se preciso observar o desenrolar dos fatos, na tentativa de costurar um tecido social a partir dos fios soltos das experiências subjetivas vividas que vão se elaborando no après-coup da realidade fenomênica atual marcada pela ressignificação dos ciclos da vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1135/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 17-35
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489023488000