HABILIDADES NA INFÂNCIA: (RE) DEFININDO AS ATRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PARA O BEM-ESTAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti Carvalho, Maria Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira de Souza, Sirlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1104
Resumo: O presente artigo se inscreve nas discussões acerca das habilidades que devem ser incentivadas por família e escola na rotina das crianças para o alcance do bem-estar e de uma vida mais saudável. Assim, os objetivos foramreconhecer os estudos que apontem para habilidades e infância; investigar, na literatura, práticas parentais para o desenvolvimento de habilidades nas crianças; analisar através da revisão bibliográfica a escola e o seu investimento em habilidades e sua comunicação com a família da criança; refletir sobre as atribuições da escola e da família na educação de crianças para às habilidades a partir da literatura. A pesquisa se configura em uma revisão do estado da arte, na qual utilizou-se como base dados a PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Na busca foram encontrados 97 artigos, e desses selecionou-se 9 para a análise de dados a partir da análise de conteúdo em Bardin (2011). Habilidades é a unidade de registro do estudo e como critérios de escolha, definimos os marcadores: Parentalidade, Contexto escolar e Infância. A análise de dados suscitou muitas compreensões sobre a importância da parentalidade para o cultivo das habilidades na infância como também aponta os estigmas que a família lança à escola, sendo essa um lugar em que a criança tem expressado seus adoecimentos. Os desdobramentos que a pesquisa fez surgir apontaram para a importância de se ter infâncias interligadas às habilidades que favorecem o bem-estar das crianças, mas essa tarefa compete à escola e família, necessitando que ambas se impliquem.
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