PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: INTERSETORIALIDADE, INTEGRALIDADE, FORMAÇÃO, GESTÃO E ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2372
Resumo: A saúde e a educação são os parceiros necessários e privilegiados para promover saúde; unidades de saúde e escolas são espaços que contribuem para a construção de valores humanos, crenças, conceitos, concepções diferentes de se conhecer e conhecer o entorno. Sendo assim, objetiva-se relacionar as atividades de formação dos profissionais de saúde atuantes no PSE nas Regionais de Saúde que compõem a Macrorregião Oeste do Estado do PR e descrever como avaliam os profissionais de saúde a sua atuação no PSE, assim como se esta atuação se pauta nos princípios da integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 59 profissionais da saúde, sendo que destes: 50,8% atuaram no PSE no ciclo 2017-2018. Evidenciou-se que 70,0% dos entrevistados nunca fizeram um curso de formação, aperfeiçoamento ou especialização sobre o tema. A principal dificuldade encontrada para a implantação das ações do PSE, refere-se à dificuldade de articulação intersetorial e elevada rotatividade de gestores 73,4%. Quanto à organização e desenvolvimento das ações entre as Secretarias de Saúde e Educação, 50,0% referiu que às vezes é discutida e implementada conjuntamente. Com relação ao monitoramento e avaliação do PSE, 70,0% ressaltou que são realizadas. Conclui-se a necessidade de formação dos profissionais que atuam nas ações do PSE, de modo a contribuir consideravelmente para a formação integral dos estudantes.  
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