ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros. |
id |
UNIVASF-1_ef6378c29a8246fd9d7aa7a441b03d37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2211 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICARevisão SistemáticaPercurso de Estudo e PesquisaFormação de ProfessoresTeoria Antropológica do DidáticoMatemáticaEste artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211/1542Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Bruno SerafimBrito Lima, Anna Paula de AvelarTavares Barbosa, Edelweis José2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2211Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
title |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA Souza, Bruno Serafim Revisão Sistemática Percurso de Estudo e Pesquisa Formação de Professores Teoria Antropológica do Didático Matemática |
title_short |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
title_full |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
title_sort |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
author |
Souza, Bruno Serafim |
author_facet |
Souza, Bruno Serafim Brito Lima, Anna Paula de Avelar Tavares Barbosa, Edelweis José |
author_role |
author |
author2 |
Brito Lima, Anna Paula de Avelar Tavares Barbosa, Edelweis José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruno Serafim Brito Lima, Anna Paula de Avelar Tavares Barbosa, Edelweis José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão Sistemática Percurso de Estudo e Pesquisa Formação de Professores Teoria Antropológica do Didático Matemática |
topic |
Revisão Sistemática Percurso de Estudo e Pesquisa Formação de Professores Teoria Antropológica do Didático Matemática |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211/1542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486987153408 |