ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruno Serafim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brito Lima, Anna Paula de Avelar, Tavares Barbosa, Edelweis José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.
id UNIVASF-1_ef6378c29a8246fd9d7aa7a441b03d37
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2211
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICARevisão SistemáticaPercurso de Estudo e PesquisaFormação de ProfessoresTeoria Antropológica do DidáticoMatemáticaEste artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211/1542Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Bruno SerafimBrito Lima, Anna Paula de AvelarTavares Barbosa, Edelweis José2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2211Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
title ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
spellingShingle ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Souza, Bruno Serafim
Revisão Sistemática
Percurso de Estudo e Pesquisa
Formação de Professores
Teoria Antropológica do Didático
Matemática
title_short ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
title_full ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
title_fullStr ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
title_sort ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PEP E PEP-FP NA ÁREA DE MATEMÁTICA
author Souza, Bruno Serafim
author_facet Souza, Bruno Serafim
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
Tavares Barbosa, Edelweis José
author_role author
author2 Brito Lima, Anna Paula de Avelar
Tavares Barbosa, Edelweis José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruno Serafim
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
Tavares Barbosa, Edelweis José
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão Sistemática
Percurso de Estudo e Pesquisa
Formação de Professores
Teoria Antropológica do Didático
Matemática
topic Revisão Sistemática
Percurso de Estudo e Pesquisa
Formação de Professores
Teoria Antropológica do Didático
Matemática
description Este artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas nas últimas duas décadas sobre o uso dos dispositivos teórico-metodológicos PEP/PEP-FP para a formação de professores de matemática oriundas das teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros. Tais dispositivos são instrumentos didáticos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard (1999), denominados Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Mais estritamente, enfatizaremos acerca do uso destes como fundamento teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem de objetos matemáticos evidentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A investigação realizada sugere que há um descompasso na formação dos alunos e dos professores de matemática, influenciado pelas políticas públicas relacionadas ao ensino. Os resultados vinculados à engenharia didática do PEP e do PEP-FP, como metodologia de ensino pela pesquisa ou investigação científica, comprovam sua interferência nos espaços escolares não só para (re)construir, flexibilizar e avaliar as praxeologias dos professores e dos alunos, mas também para revelar que, muitas das exigências escolares não condizem com as práticas profissionais, nem percebem as condições e restrições do seu contexto, tendo em vista a promoção das práticas de estudo. Esta pesquisa aponta, também, que das 17 pesquisas entre teses e dissertações da área de matemática foram defendidas e publicadas no Brasil entre os anos 2014 e 2020; os estudos levantados na Região Centro-Oeste foram publicados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com nível de similaridade de 99,99% e; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é a principal referência da Região Sudeste sobre nosso objeto de pesquisa, como nível de similaridade de 99.99%, entre outros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2211/1542
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486987153408