A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Poulin, Jean-Robert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54
Resumo: O presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN.  O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por  um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica)  e na utilização do computador.
id UNIVASF-1_f59e8033c940c22a1260448fe6ea170f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/54
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNETDeficiência IntelectualComunicação EscritaInternetO presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN.  O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por  um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica)  e na utilização do computador.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54/59Figueiredo, Rita Vieira dePoulin, Jean-Robertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:29:49Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/54Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:29:49Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
title A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
spellingShingle A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
Figueiredo, Rita Vieira de
Deficiência Intelectual
Comunicação Escrita
Internet
title_short A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
title_full A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
title_fullStr A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
title_sort A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
author Figueiredo, Rita Vieira de
author_facet Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
author_role author
author2 Poulin, Jean-Robert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Intelectual
Comunicação Escrita
Internet
topic Deficiência Intelectual
Comunicação Escrita
Internet
description O presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN.  O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por  um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica)  e na utilização do computador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487532412928