A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN. O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica) e na utilização do computador. |
id |
UNIVASF-1_f59e8033c940c22a1260448fe6ea170f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/54 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNETDeficiência IntelectualComunicação EscritaInternetO presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN. O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica) e na utilização do computador.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54/59Figueiredo, Rita Vieira dePoulin, Jean-Robertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:29:49Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/54Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:29:49Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
title |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET Figueiredo, Rita Vieira de Deficiência Intelectual Comunicação Escrita Internet |
title_short |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
title_full |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET |
author |
Figueiredo, Rita Vieira de |
author_facet |
Figueiredo, Rita Vieira de Poulin, Jean-Robert |
author_role |
author |
author2 |
Poulin, Jean-Robert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rita Vieira de Poulin, Jean-Robert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Intelectual Comunicação Escrita Internet |
topic |
Deficiência Intelectual Comunicação Escrita Internet |
description |
O presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN. O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica) e na utilização do computador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/54/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487532412928 |