HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426 |
Resumo: | O artigo discute a política de atendimento à criança pequena no Brasil e identifica concepções e práticas relacionadas aos modelos de atendimento. Conduzimos nossas análises à luz do Materialismo Histórico Dialético, compreendendo a Educação Infantil como um campo em permanente processo de transformação. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de um estudo bibliográfico e documental. Foi possível concluir que, historicamente, a relação entre os discursos políticos e as práticas materializadas explicita diversas contradições e antagonismos. Também observamos que diferentes concepções de criança, infância e Educação Infantil se contrapõem e coexistem simultaneamente ao longo desse processo histórico. |
id |
UNIVASF-1_fb832e55919bfe17a4f8462819b5dc5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/426 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICASInfânciaCriançaPolíticas de Educação InfantilO artigo discute a política de atendimento à criança pequena no Brasil e identifica concepções e práticas relacionadas aos modelos de atendimento. Conduzimos nossas análises à luz do Materialismo Histórico Dialético, compreendendo a Educação Infantil como um campo em permanente processo de transformação. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de um estudo bibliográfico e documental. Foi possível concluir que, historicamente, a relação entre os discursos políticos e as práticas materializadas explicita diversas contradições e antagonismos. Também observamos que diferentes concepções de criança, infância e Educação Infantil se contrapõem e coexistem simultaneamente ao longo desse processo histórico.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 145-1702177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426/352Reis, Livia Cristina RibeiroSilveira, Telma Aparecida Teles Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T12:33:25Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/426Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-07-11T12:33:25Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
title |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
spellingShingle |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS Reis, Livia Cristina Ribeiro Infância Criança Políticas de Educação Infantil |
title_short |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
title_full |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
title_fullStr |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
title_sort |
HISTÓRIA DO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS NO BRASIL:: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS |
author |
Reis, Livia Cristina Ribeiro |
author_facet |
Reis, Livia Cristina Ribeiro Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Livia Cristina Ribeiro Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Criança Políticas de Educação Infantil |
topic |
Infância Criança Políticas de Educação Infantil |
description |
O artigo discute a política de atendimento à criança pequena no Brasil e identifica concepções e práticas relacionadas aos modelos de atendimento. Conduzimos nossas análises à luz do Materialismo Histórico Dialético, compreendendo a Educação Infantil como um campo em permanente processo de transformação. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de um estudo bibliográfico e documental. Foi possível concluir que, historicamente, a relação entre os discursos políticos e as práticas materializadas explicita diversas contradições e antagonismos. Também observamos que diferentes concepções de criança, infância e Educação Infantil se contrapõem e coexistem simultaneamente ao longo desse processo histórico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/426/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 145-170 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488429993984 |